Oportunidades para grandes negócios (talvez até maior que a sua própria empresa) podem estar diante de você: prepare-se para conseguir enxergá-las e aproveitá-las nos spin-off.
O que são spin-off?
Comum no mundo todo, os spin-off são empresas que derivam de outras empresas. Estes negócios capitam bilhões de dólares em investimento através de IPOs e são queridinhas de muitos fundos de investimento.
E não é por menos: nos últimos dez anos, as ações de empresas spin-off com capital aberto valorizaram mais do que a média das 500 maiores empresas listadas na bolsa nos EUA.
Abrir capital de uma subsidiária ou unidade de negócio é uma estratégia utilizada por empresas que, entre outras razões, buscam geração de caixa, capital para crescimento, diversificação e remuneração de acionistas.
Spin-off no Brasil
Por aqui, a Multiplus, uma spin-off da TAM, foi notícia recente com o anúncio do fechamento de capital por parte dos seus controladores.
Tudo (re)começa no segundo semestre de 2009, quando uma reestruturação societária deu origem a uma empresa para administrar e operar o então programa de fidelidade da TAM.
A então recém-criada subsidiária capitou R$692 milhões por pouco mais de 27% do seu capital e, com o recurso, adquiriu antecipadamente mais de R$620 milhões em “passagens-prêmios” de sua controladora, sendo o suficiente para o resgate de seus clientes para os 3 anos seguintes.
A “jogada” injetou dinheiro no caixa da TAM e possibilitou com que a Multiplus pudesse avançar para novos mercados e explorar novos modelos de negócios.
Então, o que um dia foi um serviço e se tornou uma área, hoje é uma empresa avaliada em mais de R$4 bilhões.
Spin-off em pequenas e médias empresas
Esse tipo de estratégia não precisa ficar restrita às grandes companhias e não precisam estar vinculadas a abertura de capital para serem consideradas sucesso.
Então é provável que sua empresa possua ativos que possam sustentar novos empreendimentos. Um spin-off pode ser um caminho para a empresa e seus acionistas.
Por exemplo, um serviço interno competitivo o suficiente para ser ofertado a terceiros. E um subproduto gerado na cadeia produtiva também pode ser aproveitado.
Além disso, outra possibilidade é uma nova marca, produto ou serviço ofertado aos mesmos clientes. Um novo canal de vendas para comercializar produtos ou serviços de terceiros é mais uma opção.
Esses são exemplos de como pensar em um spin-off para sua empresa.
Ao procurar por estas oportunidades de negócios dentro da sua empresa, comece com perguntas simples, como:
- Quais são os principais valores que meu negócio entrega e para quem?
- Quais são os principais ativos do meu negócio e como eles me diferenciam da concorrência?
- Quais outros produtos e serviços formam-se com estes ativos e para quem?
- Meu negócio consome algum produto ou serviço em escala suficiente para viabilizar um negócio?
Será que encontrei o tesouro?
Um novo negócio pode demandar muita atenção e energia. Você deve avaliar se você e a sua empresa estão maduros o suficiente para iniciar essa nova empreitada.
Entretanto, caso opte por este caminho, avalie quais recursos os dois negócios irão compartilhar, quem irá gerir e desdobre um plano estratégico em um plano de ação de curto prazo.
E, se por acaso estiver dando origem a uma startup, é fundamental conhecer e aplicar os métodos ágeis de gestão e lean startup para construção e validação.
Mas de qualquer maneira, com a velocidade das mudanças no mercado, mais cedo ou mais tarde você terá de pensar em um novo negócio. Espero que quando isso acontecer, seja por opção e não por necessidade.
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