Spin-offs envolvendo negócios estabelecidos podem ser mais propensos a envolver a descoberta de oportunidades, enquanto novas empresas podem se concentrar na criação de oportunidades. Os spin-offs corporativos tendem a se basear em tecnologia restrita, enquanto os spin-offs de universidades são provavelmente baseados em tecnologias de plataforma mais amplas.
O inicio das Spin-offs
As empresas recém-formadas que ingressam no mercado podem pertencer a duas grandes categorias: empresas-mãe estabelecidas sob a iniciativa de empresas existentes e empresas novas, nas quais não há conexão proprietária entre a nova empresa e qualquer negócios já existentes. Cada uma dessas duas categorias inclui modos de entrada mais específicos.
Por exemplo, os empreendimentos da empresa-mãe incluem spin-offs da empresa-mãe ou da empresa, ou seja, novos empreendimentos nascidos da iniciativa de uma empresa-mãe que mantém um relacionamento de propriedade na nova empresa. Também empreendimentos novos incluem spin-offs, ou seja, empresas criadas por ex-funcionários no mesmo setor da empresa em que trabalhavam.
O que é Spin-off?
Spin-off é uma forma distinta de entrada em uma indústria que possui características peculiares e não responde às condições de mercado da mesma forma que outros tipos de entrada.
Isso depende do vínculo (que é cognitivo, não proprietário) entre essa forma de nova empresa e a empresa-mãe. Como resulta de um número considerável de estudos sobre spin-offs, essas empresas exploram o conhecimento que seus fundadores adquiriram de seus empregadores anteriores (comumente chamados de seus “pais”).
As spin-offs frequentemente buscam ideias envolvendo novos nichos de mercado ou tecnologias que “seus pais” não estão dispostos ou demoram a perseguir.
Spin-offs são essencialmente a maneira pela qual o conhecimento é transferido de uma empresa existente, servindo como incubadora para um novo empreendimento. A ênfase está no conhecimento e nas capacidades que um funcionário (o empreendedor futuro) aprende dentro da empresa-mãe e transfere para a empresa recém-nascida. O conhecimento herdado confere à spin-off uma vantagem sobre outros tipos de novos empreendimentos.
Em um estudo realizado por Klepper (2009) demonstrou que entre as indústrias que foram examinadas, são as empresas estabelecidas com melhor desempenho – em termos de longevidade, por exemplo, ou sua participação de mercado. – que geram o maior número de de novos empreendimentos.
Isso confirma indiretamente o envolvimento do mecanismo do conhecimento herdado: nas empresas líderes, os funcionários interessados em se tornar empreendedores estão em melhor posição para absorver conhecimento para uso futuro em seus próprios negócios.
Estudos sobre spin-offs também demonstraram que essa forma particular de criação de empresas é especialmente frequente dentro de clusters, ou concentrações geográficas de empresas e instituições interconectadas em uma determinado área.
Diferença entre spin-off e startup
A origem é o primeiro grande diferencial que separa uma startup de uma spin-off. A criação de uma empresa spin-off ocorre dentro de outra organização, que pode ser uma empresa, um centro acadêmico ou um instituto de pesquisa.
Existem vários exemplos de empresas spin-off que nasceram em universidades. O Grupo Hespérides BiotechPor exemplo, nascido dentro da Universidade Pablo de Olavide, foi a primeira empresa de base tecnológica desta entidade sevilhana. Criado por jovens estudantes quando estavam no terceiro ano da graduação, seu carro-chefe é o Speriens, uma bebida parecida com a cerveja, resultado da fermentação do suco de laranja.
As startups nascem de ideias de negócios inovadoras, mas, diferentemente das spin-offs, elas não são criadas dentro de nenhuma instituição. Eles tendem a explorar um nicho de mercado específico com grande potencial, mesmo que também seja “limitado” no tempo.
As razões pelas quais eles foram criados também são diferentes. O local de nascimento de cada empresa geralmente determina as razões pelas quais foi criada. Em geral, uma spin-off tenta aproveitar vários motivos, como reter talentos, desenvolver e explorar novos serviços e tecnologias descobertos na instituição ou empresa e buscar novas oportunidades de negócios.
A startup, por outro lado, está intimamente ligada ao setor tech, de tal forma que tenta lançar um acessório tecnológico, um aplicativo ou um serviço totalmente novo e inovador. Um dos exemplos mais claros foi a criação do Twitter em 2006. Lançado na plataforma beta Twttr, este produto era totalmente diferente do que existia até então. E ele conseguiu.
Há quem aplique uma visão experimental para definir o que é uma startup. E isso também pode ser considerado como ‘hipóteses’ (não comprovadas), enquanto as empresas consolidadas são descritas como teorias. Dado seu estado embrionário e seu nascimento “isolado”, sem uma matriz para se abrigar (ao contrário de spin-offs), o risco de fracasso é enorme. Mas existe a possibilidade de fazer algo novo, que fará sucesso no mercado, como alcançaram o Facebook ou o Google.
As diferenças que separam um spin-off de uma startup são grandes, mas não há dúvida de que ambas as iniciativas empresariais compartilham a mesma motivação: realizar um sonho e realizar transformar uma ideia, para valorizá-la e ter uma aplicação na sociedade.
Tipos de Spin-offs
Devido a várias razões para a reestruturação e muitas razões por trás disso, as spin-offs se manifestam de múltiplas formas. Alguns dos mais comuns são:
Acadêmico
Novas empresas que se originam no contexto universitário podem surgir de várias formas. Basicamente, as novas empresas deste tipo são caracterizadas por duas atributos distintivos:
- a transferência de conhecimento e tecnologias gerado em uma universidade para a nova empresa;
- a equipe de fundadores da empresa é composto por membros de uma universidade;
Alumni start-ups são empresas que foram fundadas por estudantes universitários ou graduados. O conhecimento universitário que estudantes e graduados absorvem por meio da educação universitária torna-se parte da base de conhecimento das startups e potencialmente dá às startups dos ex-alunos uma vantagem inicial em comparação com as startups fundadas por não-graduados. As universidades normalmente desempenham um papel indireto na promoção desse tipo de empreendedorismo acadêmico, principalmente educando fundadores de startups de ex-alunos.
Em relação ao segundo atributo distintivo das novas empresas, membros da equipe fundadora vindos de uma universidade. Uma definição restrita requer que um spin-off acadêmico seja estabelecido pelo inventor do conhecimento e tecnologia transferidos que o spin-off comercializa.
Assim, a formação de uma spin-off acadêmica envolve pelo menos uma transição parcial do emprego de um pesquisador universitário da academia para o setor privado com fins lucrativos. Essa definição inclui fundadores de spin-offs acadêmicos que permanecem afiliados à universidade incubadora e continuam trabalhando em meio período para a universidade.
Corporativo
Além de universidades e institutos públicos de pesquisa, empresas com fins lucrativos estabelecidas são importantes incubadoras de start-ups. Semelhante aos spin-offs acadêmicos, os spin-offs corporativos se distinguem de outras start-ups ao receber uma transferência de conhecimento de sua empresa-mãe. Um spin-off corporativo é definido como uma formação de novos negócios com base nas ideias de negócios desenvolvidas dentro da empresa-mãe sendo levadas para uma empresa autônoma.
Os spin-offs corporativos fundados por ex-funcionários da empresa-mãe podem ser agrupados em spin-offs de oportunidade e spin-offs de necessidade. A motivação para um spin-off de oportunidade é o desejo do funcionário de buscar uma oportunidade (uma nova ideia de negócio, uma nova tecnologia etc.) que a empresa-mãe não pode ou não quer explorar.
Um spin-off de necessidade é uma nova empresa, desencadeada por eventos adversos na empresa-mãe. Esses eventos adversos podem envolver o encolhimento ou mesmo o fechamento esperado da empresa-mãe, mas também outros eventos, como a aquisição por um concorrente ou a reorientação da estratégia de negócios da empresa-mãe. Em face de tais choques adversos, os funcionários podem se deparar com uma probabilidade maior de perda de emprego ou uma renda esperada mais baixa de um emprego adicional na empresa-mãe. Este pode ser a motivação para eles deixarem a empresa-mãe e iniciarem uma spin-off.
Exemplos de Spin-off
eBay and PayPal
Em 2002, o eBay comprou a PayPal, empresa fundada por Elon Musk, enquanto a empresa de pagamentos online ainda era relativamente jovem. Porém, depois de 13 anos trabalhando juntos, os dois seguiram caminhos separados em 2015.
No entanto, desde que começou a ser negociado, a Reuters informa que o valor das ações do PayPal aumentou 92% em 17 de junho de 2022. Embora o valor das ações do eBay não tenha subido tanto no mesmo período, o mercado online ainda fez ganhos de 62% desde a divisão de 2015.
Mondelez International e Kraft Foods Group
A empresa multinacional de salgadinhos Mondelez International foi formada em 2012 depois que a Kraft Foods Inc. foi renomeada. Na época de sua criação, o negócio de mercearia da Mondelez foi desmembrado para criar o Kraft Foods Group.
Hoje, a Mondelez tem uma receita anual de cerca de US$ 26 bilhões e opera em aproximadamente 160 países, enquanto o Kraft Foods Group passou a fazer parte da Kraft Heinz, uma empresa que, incrivelmente, também fatura US$ 26 bilhões em vendas por ano.
IBM e Kyndryl
Em novembro de 2021, a empresa de tecnologia IBM concluiu o desinvestimento da unidade Managed Infrastructure Services de sua divisão Global Technology Services em uma nova empresa pública: Kyndryl.
Após sua formação, o spin-off da IBM teria 90.000 funcionários, 4.600 clientes em 115 países e uma carteira de pedidos de US$ 60 bilhões, tornando-se um dos maiores desinvestimentos de todos os tempos. No entanto, desde que começou a negociar, a Reuters relata que as ações da Kyndryl caíram 81%, enquanto as da IBM aumentaram 10,5%.
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