Hubs de inovação: como são formados e as suas vantagens

A soma do conhecimento adquirido pelas empresas representa um recurso fundamental para a conquista de uma vantagem competitiva sustentável. Ao alavancar fontes externas de conhecimento, as empresas podem expandir sua base de conhecimento e aumentar seu desempenho inovador.

As práticas de compartilhamento de conhecimento podem melhorar as capacidades de inovação organizacional, pois podem aumentar a inovação por meio de um efeito positivo nas dimensões do capital social. 

Além disso, essas práticas são analisadas no paradigma de inovação aberta, pois tais práticas são consideradas como uma forma de acessar o conhecimento externo para alcançar a inovação colaborativa. 

A abertura ao conhecimento externo torna-se ainda mais relevante no contexto da transformação digital, que é reconhecida como um novo imperativo estratégico que está mudando a base da vantagem competitiva das empresas.

Definição de hub

Os Hubs de Inovação Digital são o front office para impulsionar as tecnologias digitais para as empresas, oferecendo testes de tecnologia digital ou experimentação de projetos piloto. Eles atuam como nós para conectar redes locais de atores (câmara de comércio, universidades, associações comerciais, aceleradoras, incubadoras, PMEs, startups, organizações, investidores, etc.) e fornecem também acesso a atores externos à região.

Basicamente, eles operam como se fossem clusters ou ecossistemas regionais dedicados ao digital para ajudar as empresas regionais a transitar para a digitalização. Incorporando especialistas setoriais, tecnológicos e de modelo de negócios dedicados regionalmente para fornecer soluções digitais à indústria local/regional, criando ecossistemas digitais sustentáveis para suporte local/regional. 

Essencialmente, o objetivo consiste em formar plataformas de troca de conhecimento ou redes baseadas em colaboração que possam experimentar, testar, criar, recombinar e difundir novos conhecimentos para a transição para a Indústria 4.0.

A importância desses hubs está na criação de soluções digitais para a digitalização da indústria que respondem localmente. Assim, cada Digital Innovation Hub (DIH) é único e formado por um conjunto particular de agentes locais/regionais com diferentes interesses, inseridos em bases industriais locais/regionais existentes. 

Os Digital Innovation Hubs (DIHs) são balcões únicos que ajudam as empresas a se tornarem mais competitivas em seus processos de negócios/produção, produtos ou serviços usando tecnologias digitais.

Os DIHs fornecem acesso a conhecimentos técnicos e experimentação, para que as empresas possam “testar antes de investir”. Eles também fornecem serviços de inovação, como aconselhamento financeiro, treinamento e desenvolvimento de habilidades necessárias para uma transformação digital bem-sucedida.

Quais são os objetivos?

Os hubs de inovação podem ser utilizados para resolver problemas complexos, criar novas ideias e até mesmo testar a eficácia das práticas e tecnologias que a sua organização já possui.

Além disso, podem servir como um espaço de encontro para indivíduos com ideias semelhantes e interessados no mesmo objetivo, tecnologia ou problema. Eles enfatizam a rede e a comunidade, reunindo um grupo diversificado de pessoas.

Basta participar de um hub de inovação para aproximar as equipes da inovação. Mesmo que nada particularmente inovador saia de um hub, as interações, oportunidades de networking e o reconhecimento de que a próxima grande ideia está à frente e não atrás, nos aproxima das soluções que estamos procurando.

Como os hubs são formados?

Os atores principais e mais comuns que hospedam ou criam DIHs são organizações públicas (escritório de transferência de pesquisa ou universidade) ou agências governamentais (inovação ou desenvolvimento). 

Além disso, outros atores principais são aceleradoras privadas ou parcerias público-privadas para pesquisa, mostrando estruturas organizacionais como joint ventures, organizações em rede (formais ou informais) e projetos com multiparceiros com prazo final formalizado. A estrutura organizacional mais comum é a informal, baseada em um simples memorando de entendimento (não realmente formal, nem baseado em contrato).

A estrutura de um hub

O ponto principal de um hub de inovação é experimentar, remover barreiras para novas ideias e promovê-las em algo que poderá ser utilizado. Este é o lugar para experimentar e cometer erros. As pessoas não devem ter medo de falhar, e deve haver a expectativa de que algumas ideias podem falhar.

Forçar o hub a se alinhar com as metas estabelecidas desde o início anula o propósito da estrutura solta e não é uma boa maneira de iniciar um hub de inovação. Não conhecemos as melhores ideias desde o início, então por que nos limitarmos a potencialmente alcançar algo melhor?

Evite criar uma estrutura rígida para o seu hub, confiando em alguns indivíduos experientes e forçando o processo criativo a ir para onde você acha que deve ir. Os hubs de inovação exigem ter uma mente aberta e reconhecer que as melhores ideias podem vir de onde menos esperamos.

Serviços oferecidos por hubs

Geralmente, cada DIH apoia indústrias regionais existentes, fornecendo alguns tipos de serviços, tais como:

  •  incubadoras, mentoria;
  •  treinamento e educação; também, facilitando acesso ao financiamento;
  • corretagem de tecnologia e liderar o desenvolvimento de ecossistemas de inovação locais/regionais;

DIHs também fornecem:

  • acesso à competência e tecnologia;
  • desenvolver e testar novas tecnologias digitais;
  • apoiar a experimentação digital e fabricação de novos produtos;
  • demonstrar as melhores práticas, entre muitas outras.

No entanto, é necessário destacar que a natureza dos serviços e a orientação de cada DIH são principalmente delimitadas espacialmente. Portanto, depende das atividades fabris locais/regionais existentes e da natureza diversa de seus stakeholders, na medida em que esses fatores e locais as partes interessadas definem as características, orientações e objetivos específicos do DIH.

Assim, dependendo das indústrias, tecnologias e produtos locais/regionais inseridos em cada território ou localização e das características das empresas/organizações locais envolvidas, cada DIH foca em tecnologias digitais específicas e dá respostas a diferentes demandas regionais/locais.

Dicas para começar

É importante não confundir criatividade com algo não estruturado. Tente fornecer alguma estrutura para orientar a inovação e a troca de ideias, mas não tanto que limite a criatividade das pessoas.

Comece com um objetivo. Essa é uma ótima maneira de iniciar um hub de inovação e concentrar os esforços em um objetivo comum. Ter um objetivo ajudará a orientar o processo criativo e unir as pessoas.

Defina as métricas para o sucesso. Sem eles, você não poderá medir o sucesso do seu hub criativo e as ideias que surgem dele. Você também deve tentar alinhar suas métricas com a meta do seu hub.

Torne seu hub diversificado. Tente alcançar as pessoas de maneiras diferentes e de diversas origens. Isso ajudará a aumentar o potencial conjunto de ideias e fornecerá novas saídas para a criatividade anteriormente inexplorada.

Quais são as vantagens dos HUBs?

O valor agregado dos Centros de Inovação Digital (ou hubs) sobre as iniciativas e abordagens existentes pode incluir um ou mais dos seguintes:

  • Atuando como um balcão único para empresas e fornecendo uma porta de entrada para plataformas especializadas;
  • Possuir um conhecimento significativo que abrange, por exemplo, disciplinas técnicas, entre áreas de tecnologia e não tecnológicas (por exemplo, negócios, finanças, direito);
  • Capacidade de comercializar e identificar proativamente clientes relevantes;
  • Capacidade de “falar a língua” das PME, compreender modelos de negócios, transformação e conseguir ajudar as empresas;
  • Capacidade de trabalhar com empresas em todos os níveis de maturidade digital, incluindo a oferta de transferência de baixa tecnologia para empresas mais abaixo na maturidade;
  • Capacidade de intermediar entre as necessidades da indústria e fornecedores de tecnologia relevantes de forma independente e imparcial;
  • Capacidade de avaliar as necessidades de habilidades atuais e futuras e fornecer financiamento apropriado ou facilitar o acesso ao financiamento de fontes externas;

Conclusão

Os hubs de inovação como forma de colaboração podem reduzir os prazos de entrega e facilitar o desenvolvimento de novos produtos e serviços. Mas, para ter sucesso, as empresas e organizações precisam criar as condições certas para polos de inovação. A chave é que o valor criado se torna muito maior quando a competência, o financiamento, mas também a exposição ao risco, podem ser compartilhados entre várias organizações. Para desenvolver a indústria, precisamos continuar a ver joint ventures e liderança com base na perspectiva de longo prazo, abertura e determinação.


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