Brain Hacks: Aprenda mais em menos tempo!

Os brain hacks são métodos que auxiliam a jornada de aprendizagem, tornando-a mais fluida e ágil.

O mundo em que vivemos está cada vez mais acelerado e com isso a exigência por novas habilidades aumenta na mesma proporção.

Embora cada pessoa tenha suas maneiras preferidas de estudar, sempre podemos aprimorar nossos métodos.

Para auxiliá-lo nessa jornada criamos essa lista com alguns brain hacks, que certamente ajudarão você a memorizar os assuntos muito mais rápido!

BrainHack #1 – Exercite a sua mente

Assim como os músculos do seu corpo, o seu cérebro precisa de um aquecimento antes de começar sua sessão de estudos. Há muitos aplicativos que ajudam a exercitar a mente. 

Uma dica para começar é contar de trás para frente. Além disso, criar uma estrutura e planejamento para seus estudos pode ajudar sua mente a se organizar, alinhar suas metas e reduzir o stress. 

BrainHack #2 – A importância da prática

A maioria dos assuntos que estudamos são um tanto quanto abstratos, ficamos apenas no campo das ideias, conceitos e teorias.

Por conta disso é necessário criar maneiras de praticar trazendo isso para a sua rotina. É mais fácil de lembrar coisas práticas porque criamos algo concreto, portanto crie algo físico que seja possível repetir.

Transforme em algo que pode mostrar, ler ou falar para outras pessoas. A cada repetição que você faz, cria conexões e assim acaba descobrindo ideias inovadoras sobre o conhecimento que obteve.

BrainHack #3 – Método 80/20 

De acordo com o princípio de Pareto, você só precisa aprender o conteúdo mais importante dentro de uma grande quantidade de informações, e os detalhes menos significativos virão até você naturalmente.

Para a maioria dos tópicos, o conteúdo importante representa apenas cerca de 20% do total. Esse tipo de estudo é útil porque libera seu tempo e permite que você desenvolva um mapa mental para um curso inteiro, em vez de passar longas horas tentando vasculhar cada palavra e frase dentro de um tópico. 

BrainHack #4 – Pratique em partes

Alguns estudos mostram que sessões curtas de estudos são muito mais efetivas. Idealmente você deveria estudar entre 30 e 50 minutos. Menos de 30 minutos é pouco tempo, você não vai conseguir atingir profundidade suficiente para absorver as informações. Entretanto, mais do que 50 minutos é demasiado tempo.

Assim você irá acumular informação demais no seu cérebro, por conta disso acaba esquecendo uma grande porcentagem do que aprendeu. O ideal é praticar em partes, o cérebro humano não foi projetado para armazenar grandes volumes de informação ao mesmo tempo. 

BrainHack #5 – Misture os métodos

Ao diversificar seus métodos você ativa novas partes do seu cérebro, acumula mais informação sensorial e começa a entender conceitos sob uma nova perspectiva.

Sua mente  é atraída por qualquer novidade, então toda vez que mudar seus métodos o seu cérebro fica entusiasmado ao receber informação de uma maneira nova e única.

Quanto mais métodos, mais fácil será para você consolidar novos conhecimentos e fortalecer seu domínio dessas novas habilidades. Algumas sugestões são: usar flashcards, diagramas, falar as informações em voz alta, mapa mental, etc.

BrainHack #6 – Movimente-se antes

Estudos mostraram que, se você se exercitar por apenas 15 minutos antes da sua sessão de estudos, aumentará significativamente seu processamento cognitivo e de memória.

Isso acontece porque seu corpo é impulsionado com energia que além de ajudar seus músculos  ajuda seu cérebro também.

BrainHack #7 – Alívio musical

A música torna a mente mais receptiva a novas informações, melhora a memória, envolvendo diferentes áreas do cérebro.

Além disso, alivia o stress, reduz significantemente a ansiedade e aumenta a sensação de relaxamento para um melhor desempenho. Ouvir música melhora o humor, ajuda a pensar com clareza, ser mais confiante e produtivo.

Gostou desses hacks? Quais métodos e estratégias você costuma utilizar quando pensa em estudar um novo assunto?


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *