É melhor desenvolver um software ou comprar um?

Desenvolver ou comprar software

Desenvolver um software? Comprar? Se você está com essa dúvida e pensando em qual deve ser a melhor solução, nós podemos te dar uma forcinha.

Antes de tomar a melhor decisão, é importante levar em consideração algumas variáveis. Isso porque cada negócio tem suas próprias especificidades, ou seja, tudo vai depender das necessidades atuais da sua empresa e até mesmo do mercado de atuação. Confira algumas premissas básicas que vão te acompanhar nessa escolha de decidir se vale a pena desenvolver seu próprio sistema informatizado ou investir em uma ferramenta já consolidada no mercado.

Atenda às reais necessidades do negócio

Cada empresa tem a sua particularidade. No mercado, existem diversos sistemas já disponíveis, mas que nem sempre atendem necessariamente a sua organização em específico. Contratar um profissional que entenda e escute as estratégicas do seu negócio te ajuda a criar algo diferenciado, que se encaixa perfeitamente ao que você precisa e pode ir além: trazer soluções para dores que nem sempre você mesmo saberia que precisava sanar.

Mas, se você prefere não ter esse olhar minucioso para o seu negócio, talvez investir em comprar um software pode ser a melhor opção.

Tudo vai depender do seu olhar para o seu negócio, serviço ou empresa.

Investir em estabilidade.

Todo software, seja ele novo ou mais antigo, precisa de reparos para conseguir alcançar a estabilidade e evitar dores de cabeça como quedas repentinas, erros recorrentes, paralisação dos serviços, entre outros.

Os softwares desenvolvidos especialmente para sua empresa têm a garantia de serem testados milhares e milhares de vezes, com seus erros corrigidos, revisitados, códigos refeitos e recebendo sempre diversas melhorias. Ou seja, a sua organização poderá ficar tranquila com a eficácia do sistema, uma vez que, até ele começar a ser usado de fato, já passou diversas vezes por testes qualitativos.

E não é que um software apresentar erro represente um grande problema, nada disso. Muitos erros acontecem e isso faz parte do desenvolvimento de qualquer sistema. A diferença é que desenvolver o próprio software te traz essa segurança a mais: você tem contato direto com quem desenvolveu, pode tirar dúvidas, requerer melhorias. O que pode ser um pouco diferente ao comprar um software já feito: às vezes aquele sistema não é atualizado há tempos, você pode ter dificuldades em entrar em contato com o suporte, entre outros prolemas.

Visto essas duas premissas básicas, separamos aqui algumas situações em que pode ser vantajoso comprar ou desenvolver um software para o seu negócio:

Desenvolver um software

Um software que é desenvolvido para a sua empresa é a garantia de que a aplicação irá atender às necessidades do seu negócio. No quesito adaptabilidade, o programa é que se adequará à sua empresa.

Outra vantagem é com relação ao código fonte. Por não ser de propriedade de outra empresa, nem aberto, se houver problemas no desenvolvimento, você pode optar por repassar o trabalho a outros desenvolvedores. Até mesmo para uma equipe interna.

Com o código fonte sendo da sua empresa, você pode atualizá-lo sempre que necessário, definindo os tempos de entrega das atualizações de acordo com as necessidades do seu empreendimento.

Tenha em mente que o custo inicial de um software personalizado é mais alto que as demais opções. Mas, no longo prazo você não terá de pagar mais para sua utilização. Salvo se fizer algumas alterações, cujos preços são bem menores.

Com relação à segurança de dados, fica por conta da sua própria empresa. O que é bom e ruim. Afinal, você e sua equipe devem definir os parâmetros, desde que haja profissionais qualificados para tal.

Comprar um software

Em negócios menores, escolher soluções prontas pode ser a opção mais rápida, mas talvez nem sempre tão eficaz. Para escolher essa solução, leve em conta alguns fatores como:

a) orçamento disponível para investir em tecnologia;

b) falta de equipe especializada;

c) perceba se a tecnologia é uma vantagem competitiva no seu negócio. Caso não seja, investir numa solução personalizada, talvez, não seja o ideal para a sua empresa.

Nesses casos, recomenda-se comprar um software que já esteja disponível no mercado. Ainda está em dúvida sobre qual a melhor solução para o seu empreendimento? Conheça a Quiker, que trabalha com ideação, prototipação e desenvolvimento de softwares. Clique aqui e fale com um dos nossos especialistas.

Você também pode gostar destes artigos

Contato


Quem é a Quiker?

Como criar uma conta? 

Quais são os planos e preços da Quiker? 

Posso personalizar os desafios de inovação? 

Como implementar um programa de Ideias?

Como implementar um programa de Ideias?