Health me Up: como funciona um programa de inovação de excelência

O Health me Up é um programa de aceleração de startups realizado por 5 das mais importantes empresas da área da saúde de São José do Rio Preto e Região: Braile Biomédica, Grupo Cene, Shift, Ultra-X Medicina Diagnóstica e Unimed Rio Preto.

Ele é operado pela Quiker e conta com o apoio da APETI, do Parque Tecnológico de São José do Rio Preto e da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto.

O programa tem como objetivo transformar a saúde por meio da prospecção, seleção e aceleração de projetos inovadores no setor, colaborando para potencializar o desenvolvimento da região como um importante polo de saúde no Brasil.

Como escolher temas para um programa de inovação?

A Quiker conduziu entrevistas com os membros do Comitê de Inovação, designados pelas empresas realizadoras, para mapear os principais temas e desafios a serem observados no primeiro ciclo de aceleração.

Estes foram utilizados como critérios de triagem para validação do fit dos projetos com o programa, além da fase de maturidade dos negócios, que deveriam estar ao menos em fase de validação, ou seja, com um protótipo em desenvolvimento.

Os 6 temas e desafios selecionados para o primeiro ciclo foram:

1. Automações Administrativas & Digitalização

Soluções que aprimorem a experiência dos pacientes e stakeholders com as empresas em todos os pontos de contato por meio da digitalização da jornada dos clientes, com foco no aumento da eficiência destes processos.

A geração de valor se dá por meio da otimização do atendimento de clientes em geral, como a interoperabilidade entre os diferentes players que compõem o ecossistema de saúde, permitindo uma experiência fluída e agradável com ganhos operacionais e a consequente redução de indicadores como o tempo de espera de atendimento e tempo para conclusão de procedimentos por parte dos clientes, por exemplo. Além disso, soluções focadas na digitalização de processos físicos administrativos e automações de processos manuais em geral.

2. Triagem e Diagnóstico

Soluções para otimização de diagnósticos, prevenção de doenças e triagem de pacientes dentro das empresas, aumentando a previsibilidade de atendimentos hospitalares e possibilitando a oferta personalizada de produtos e serviços.

Iniciativas que utilizem tecnologias como IoT, Inteligência Artificial, Machine Learning, Big Data e similares para a solução de problemas como a agilidade na construção de diagnósticos ricos em dados históricos individuais e coletivos, antecipando a decisão dos pacientes de buscarem auxílio médico especializado, mas promovendo sugestões personalizadas e preditivas.

Além disso, tecnologias que sejam capazes de otimizar os processos de triagem dentro das empresas de saúde, como por meio da análise de dados e direcionamento inteligente.

3. Inteligência Clínica e Capacitação

Baseada no monitoramento de dados, as soluções de inteligência clínica utilizam conceitos de Business Intelligence como o processo de captura, processamento, análise offline e online de dados, além da emissão de relatórios e gerenciamento do desempenho dos processos em diferentes níveis do negócio.

Essas soluções possuem como foco a otimização de indicadores internos como o tempo de ocupação de leitos, redução dos erros de diagnóstico por meio sugestões inteligentes, aprimoramento dos investimentos em insumos por meio da predição e dimensionamento das demandas para as áreas de compras, entre outras soluções que aprimorem a eficiência operacional focada em ganhos operacionais internos, ou seja, sem foco exclusivo no cliente.

4. DTx (Digital Therapeutics)

Intervenções terapêuticas digitais baseadas em evidências orientadas por programas de software para prevenir, gerenciar ou tratar um distúrbio ou doença médica.

Foco em soluções inovadoras na área de terapias digitais alternativas, como novas formas e métodos para tratamentos de doenças e distúrbios, adequados e potencializados pelo ambiente digital, beneficiando-se da interconectividade e ganhos de escala promovidos pela digitalização de atendimentos e procedimentos antes estritamente presenciais.

5. Cuidados Especiais

Soluções focadas em pacientes que necessitem de cuidados especiais, como a gestão de crônicos e tratamento de casos graves de diversas doenças, além de soluções com foco na saúde de idosos.

Em geral, iniciativas que facilitem e auxiliem a realização de tarefas do cotidiano destas pessoas, promovendo ganhos na qualidade de vida. Além disso, buscamos por negócios que utilizem tecnologias como sensores de monitoramento à distância integrados para o acompanhamento médico e redução do tempo para realização de procedimentos de primeiros socorros e atendimentos emergenciais em geral.

6. Novos negócios em saúde e bem-estar

Soluções inovadoras em geral voltadas a atender dores de mercado na área de saúde em temas não mencionados nos demais tópicos.

Foco em negócios direcionados ao cliente final (pessoa física) com um ou mais tipos de tecnologia embarcados que buscam melhorar a qualidade de vida em geral das pessoas, como iniciativas na indústria da beleza, nutrição, medicamentos, genética e afins.

Como fazer um processo seletivo de startups?

No primeiro ciclo de aceleração, o programa contou com mais de 400 startups prospectadas ativamente pelo time de hunters, por meio do mapeamento do ecossistema e utilização de ferramentas de inteligência de dados, representando quase a totalidade de health techs existentes no Brasil prospectadas para submeterem os seus projetos.

Como resultado, 135 startups se inscreveram para o processo seletivo do primeiro ciclo, com uma variada distribuição geográfica por todo o Brasil (11 UFs participantes), além de projetos dos EUA.

Destes, 30 projetos foram selecionados para a fase de entrevistas por meio de critérios objetivos como relevância da dor de mercado, solução, tamanho de mercado, entre outros.

Todas as startups realizaram pitches de 5 minutos, além de contarem com 5 minutos para solucionarem dúvidas e questionamentos da banca de avaliação, composta por membros do Comitê de Inovação. Em sequência, a banca atribuiu novas notas seguindo critérios objetivos e, então, o processo teve o seu desfecho ao selecionar os 7 projetos vencedores.

Quais foram as startups selecionadas?


Os projetos selecionados são de variados locais do país, como Recife-PE, Natal-RN, Belo Horizonte-MG, Jaraguá do Sul-SC, São Carlos-SP, Catanduva-SP, além de São José do Rio Preto-SP.

As soluções desenvolvidas pelas startups são:

1. BionEye (Belo Horizonte-MG)

A BionEye entrega exames de laboratório a baixo custo em minutos através de um equipamento de baixo custo que utiliza visão computacional e inteligência artificial. Desta forma, eliminam a ida ao laboratório e a consulta de retorno somente para avaliar os exames economizando tempo e dinheiro para a clínica e para o seu paciente.

2. Extremus


A Extremus desenvolve superfícies inteligentes para fabricantes de implantes odontológicos, ortopédicos e veterinários. A solução utiliza nanotecnologia para melhorar o desempenho do implante, principalmente na qualidade da osseointegração e cicatrização.

3. Fisioatual

A startup pretende popularizar tecnologias de robótica reabilitativa assistiva, atreladas a realidade virtual, por meio de um serviço streaming de games e experiências imersivas, utilizando-se de simuladores multifuncionais de baixo custo para performance dessas experiência e jogos. Entrega, ainda, conforto ergonômico aos profissionais, através do tratamento suspenso dos pacientes por meio de elásticos.

4. Fix It

A Fix It é um SaaS na saúde 3D que entrega soluções em imobilização articular feitas em polímero biodegradável e com a manufatura da impressão 3D.  Desenvolvem alternativas ao gesso, que é um incomodo para o paciente, bem como para o serviço de ortopedia.

5. NanoChemTech

A NanoChemTech apresenta duas tecnologias em desenvolvimento que auxiliam no melhor controle de taxas de infecção hospitalar. A primeira é um kit de identificação de microrganismos patogênicos no ambiente ao redor do paciente e que possam causar danos a saúde. A segunda tecnologia que está sendo desenvolvida foca na adequação e reforços da prática de higiene das mãos pelo staff clinico, quando estiver próximo a um paciente.

6. Salutho

Através de seu produto, a Salutho resolve o problema de acesso à saúde, gestão e armazenamento dos dados em saúde. A plataforma de engajamento do paciente facilita o relacionamento médico-paciente e permite uma visualização da jornada em saúde para instituição de saúde (fazendo melhor gestão dos dados de seus clientes), além de uma automatização de processos para o paciente

7. Salvus

Através de uma plataforma SaaS com Assistente Virtual que pode ser acessada 24 horas por dia de qualquer dispositivo é possível realizar o atendimento on-line de pacientes com doença respiratória.

Como funcionou o ciclo de aceleração?


O ciclo de aceleração teve duração de 4 meses e teve como objetivo dar ritmo aos negócios por meio da busca de metas estratégicas individuais (OKRs) para cada uma das startups atingirem até o final do programa, preparando-as para uma rodada de captação, validação de produto e/ou mercado.

O Bootcamp

O ciclo de aceleração se iniciou com a realização do Bootcamp, evento de imersão nas principais áreas estratégicas dos negócios, realizado no Parque Tecnológico de São José do Rio Preto.

A agenda contou com mais de 40 horas de imersão nos negócios por meio de workshops e mentorias com empresas e profissionais de destaques em suas áreas de atuação, como Agendor, Ramper, Meetime, Lahar, entre outros.

Ao todo, foram 13 workshops realizados ao longo de 5 dias, além de rodadas de networking e apresentação dos negócios para o Comitê Executivo e Comitê de Inovação.

Os feedbacks sobre a participação na agenda, 100% presencial, foi bastante positivo, com os conteúdos dos workshops obtendo média de avaliação de 6,25 de 7 pontos possíveis, a relevância quanto a participação atingindo nota máxima (7 de 7), assim como a pergunta sobre a recomendação do evento para outras startups (7 de 7).

Encontros Mensais

O programa contou com 2 eventos com conteúdos práticos realizados de forma remota, além de visitas presenciais às empresas realizadoras, até a sua finalização no Demo Day, realizado em 7 de abril de 2022 no Parque Tecnológico de São José do Rio Preto.

Entre os temas dos encontros, foram abordados o Desenvolvimento de Liderança; Auto-Conhecimento; Recrutamento & Seleção; Funding; Governança, Riscos e Compliance.

Os eventos de conteúdos obtiveram nota máxima (7 de 7) nos quesitos qualidade dos conteúdos apresentados e aplicabilidade no cotidiano das startups nos questionários de feedback respondidos pelos participantes após a realização.

Ao todo, foram 16 horas de workshops realizados após o bootcamp, além de 10 horas de visitas às empresas realizadoras, conhecendo as suas sedes e operações, além de trocarem conhecimentos com os seus times e executivos, o que possibilitou o estreitamento de laços e identificação de pontos de sinergia.

Encontros Semanais com as Startups

As startups seguiram uma trilha composta por 3 encontros semanais com objetivos distintos, como o desenvolvimento da clareza na busca pelo atingimento das metas (CEO Stand Up Meeting), mentorias e follow-ups para a superação dos desafios nas principais áreas dos negócios (Weekly Support) e compartilhamento de experiências entre os empreendedores participantes (Experiente Sharing).

Investimos cerca de 50 horas no desenvolvimento e acompanhamento dos 7 negócios do primeiro ciclo de aceleração, além das agendas com o Comitê de Inovação e Comitê Executivo para apresentação dos progressos e resultados obtidos individualmente, bem como a definição de diretrizes e cronogramas de desenvolvimento de POCs (provas de conceito) entre as empresas.

Condução das Provas de Conceito

Ao longo do programa, o Health me Up promoveu uma agenda com o objetivo de tornar a relação entre as empresas e startups bastante próxima, visando o desenvolvimento de POCs e a melhor avaliação dos investimentos por parte do Comitê Executivo.

Todas as empresas realizadoras avançaram em conversas para o desenvolvimento das POCs e/ou investimento com pelo menos uma startup do batch, representando a conquista de um dos principais objetivos estratégicos do programa.

Durante o mês de março/22, todas as rodadas de conversas com as startups e os Comitês Executivo e de Inovação estiveram voltadas para a preparação dos pitch decks, indicadores financeiros e projeções para o Investor Day, data em que as startups apresentaram os seus pitches para uma banca de investidores qualificados.

Destaques no Primeiro Ciclo


Fix It

A Fix It está na fase de tração dos negócios, com mais de 100 licenciados da solução em todo o Brasil e em outros continentes como Europa e Ásia.

Ao longo do Health me Up, a startup aperfeiçoou o seu modelo de negócios por meio dos encontros sobre Business Model Canvas, além de reestruturar a sua área de growth, revisando as estratégias de aquisição de clientes (funil de vendas, marketing de conteúdo, mídia paga, entre outros), traçando metas para atingir os resultados planejados e as ações para conquistá-los.

“Gostaria de compartilhar a mentoria que tive ontem sobre Growth Hacking com o Diego Almeida do Health me Up. Foi uma troca incrível em que ele pode compartilhar um pouco da sua experiência com Growth, mostrando um pouco sobre como organiza seu planejamento e analisa as métricas da empresa.

Obrigada por compartilhar seu conhecimento, Diego!” (Karina Fernandes | Head de Marketing da Fix It).

Salutho

A Salutho revisou o seu modelo de negócios, que antes era estritamente B2B, pivotando para uma estrutura B2B2C (mais centrada no cliente final) após rodadas de workshops e mentorias com o Health me Up.

Assim, a startup conseguiu repriorizar o seu backlog de features para a plataforma e a estrutura de aquisição de clientes para validar a sua proposta de valor, avançando em maior velocidade em direção da validação da proposta de valor.

NanoChemTech

A NanoChemTech está em vias de finalizar a validação dos seus dispositivos e etiquetas para a identificação de bactérias em leitos de hospitais. Após uma jornada de anos em busca da finalização dos estudos e a prova científica da solução, a startup conseguiu avançar na validação da solução em 2 hospitais.

“Sabe quando você se surpreende de forma positiva com um produto utilizado? E ainda, quando você se sente acolhido, ajudado e incentivado a crescer? Essas são algumas das minhas experiências sobre o Programa de Aceleração Health me Up!

O time todo da NanoChemTech Solutions está aprendendo muito com as mentorias e conversas durante as atividades programadas.

Adicionalmente, a presença de Empresas do Área de Saúde, como Braile Biomédica Grupo Cene Shift Unimed Ultra-X, auxilia no modelo de negócios e validação do nosso produto no mercado.

E também os bate-papos nas reuniões com João Paulo Geroldo e Diego Flores são enriquecedores…. Somente tenho que agradecer!” (Gabriela Byzynski | Co-fundadora da NanoChemTech)


Extremus

A Extremus é uma startup composta exclusivamente por acadêmicos. No programa, os fundadores realizaram uma imersão nos mundos de produto, marketing e negócios, desenvolvendo skills para o planejamento de estratégias de comunicação e vendas com o objetivo de conquistarem reconhecimento de marca entre o mercado e darem os primeiros passos para o fechamento dos primeiros pilotos.

“Um programa em grande estilo com uma tonelada de informações muito úteis para todas as startups que querem caminhar na área da saúde”. (Luis Felipe Baroni | Co-fundador na Extremus).

Sobre a operação do Health me Up

A Quiker foi a responsável pela operação do programa, desde o planejamento das ações etapa a etapa até a sua completa execução.

No processo de concepção de cada programa, realizamos uma imersão dentro dos negócios das empresas para a identificação dos principais desafios e oportunidades de aprimoramento.

Assim, garantimos que os programas de inovação personalizados atenderão aos principais objetivos estratégicos de cada corporação, com foco em resultados metrificáveis e consistentes.

Todos os programas nascem com a sua identidade própria, garantindo trilhas de conhecimento e formato personalizados, uma vez que cada empresa possui desafios e objetivos particulares à sua atuação .

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