Hackathon: conceitos e vantagens de desenvolver um

Um hackathon é descrito como um evento de programação de computadores focado em problemas, bem como um concurso para lançar, programar e apresentar instâncias de protótipo de inovação digital (por exemplo, um protótipo de aplicativo). Eles reúnem programadores e outros (designers de interface, designers gráficos e outros) para colaborar intensivamente durante um curto período de tempo em projetos de software, cada vez mais completos para financiamento e outras formas de apoio (por exemplo, viagens para participar de eventos) para desenvolvimento posterior.

O que é um Hackathon?

O termo hackathon foi cunhado por volta da virada do século, enquanto sua popularidade ocorreu entre meados e o final dos anos 2000. Durante esse período, eles eram organizados principalmente como eventos competitivos para os quais jovens desenvolvedores formavam pequenas equipes ad-hoc e se engajavam em intensa colaboração de curto prazo em projetos de software para pizza e, às vezes, na perspectiva de um futuro emprego.

Hoje em dia os Hackathons são eventos temáticos com limite de tempo, onde participantes com diversos interesses, conhecimentos e objetivos formam equipes para trabalhar em projetos que lhes interessam.

Durante esses eventos, os participantes normalmente formam equipes e se engajam em intensa colaboração para concluir um projeto de seu interesse. Hackathons foram adotados em uma variedade de domínios, como pequenas e médias empresas, grandes corporações, instituições de ensino (superior), grupos de engajamento cívico, comunidades (online) e outros.

Como surgiu o termo Hackathon?

O fenômeno dos hackathons surgiu de sua crescente ocorrência global, eles foram se desenvolvendo de suas origens improvisadas de festas de pizza para eventos sob medida patrocinados por empresas organizadoras. Eles se tornaram uma atividade para muitas empresas de software, bem como organizações culturais e agências governamentais como uma abordagem para incentivar a inovação digital com seus ativos e recursos. Isso levou ao surgimento de eventos de hackathon considerados como tendo um impacto significativo na cultura da inovação digital.

Desde então, os hackathons se espalharam por vários domínios, desde grandes corporações e pequenas e médias empresas até eventos estudantis, engajamento cívico e outros. Essa adoção ampliou o foco dos hackathons da criação de ideias inovadoras ou produtos de software para cobrir temas como aprendizagem informal e colaborativa, expansão ou criação de comunidades, apoio à inovação cívica aberta, abordagem de questões sociais e ambientais e muito mais.

A eficácia do fenômeno hackathon para a inovação digital parece resultar da participação investida e da inovação sustentável em eventos individuais, combinada com a realização de um grande número de eventos. 

Mudar a participação de mero voluntariado para participação investida geralmente é alcançado através do foco em questões de importância para os participantes do hackathon (por exemplo, uma questão específica de interesse para uma comunidade, como um Culture Hack ), e/ou a atribuição de um prêmio ou recompensa que acrescente um elemento competitivo que encoraje o investimento individual para ganho pessoal.

O fornecimento de um prêmio (geralmente patrocínio para desenvolvimento adicional) potencialmente atinge a aplicação de mais recursos a um desafio do que o prêmio poderia financiar diretamente (semelhante ao Google Lunar X Prize, etc). 

A estrutura organizacional relaxada incentiva os participantes a inovar e cria um ambiente que pode sustentar a inovação (ou seja, pode gerenciar o fracasso necessário para que a inovação surja). Além disso, a relativa facilidade de sediar tais eventos permitiu que muitos eventos fossem realizados e, portanto, uma gama de conhecimentos, experiências e habilidades a serem aplicadas a várias culturas diferentes. Da mesma forma, a facilidade com que podem ser realizadas e a diversidade de eventos que surgiram tornam a compreensão deles desafiadora.

Como funciona um Hackathon?

Hackathons normalmente começam com uma ou mais apresentações sobre o evento, incluindo os prêmios do desafio, se disponíveis. Objetivos ou desafios podem ser reunidos previamente, e podem ser compartilhados ou mantidos em segredo dependendo do formato do evento. 

Alternativamente, eles podem ser gerados no evento ou o evento pode ser focado em uma tarefa específica. Isso às vezes é seguido por sugestões ou requisitos para o tamanho e os tipos de participantes das equipes.

Em seguida, os participantes sugerem ideias e formam equipes, com base em interesses e habilidades individuais. Às vezes, eles lançam suas ideias para recrutar membros adicionais da equipe, porque, sem tecnólogos suficientes, os protótipos de papel precisam ser utilizados. Em seguida, começa o trabalho principal do hackathon, que pode durar de várias horas a vários dias. No entanto, eles geralmente duram entre um dia e uma semana de duração. 

Para hackathons que duram 24 horas ou mais, especialmente os competitivos, a alimentação costuma ser informal, para os quais existem estereótipos de subsistência de fast food, como pizza e bebidas energéticas. Às vezes, dormir também é informal, com os participantes dormindo no local com sacos de dormir ou em barracas fornecidas em eventos maiores. 

Ao final das hackathons, geralmente há uma série de demonstrações em que cada grupo apresenta seus resultados. No entanto, hackathons destinados apenas para fins educacionais ou sociais às vezes não exigem que os participantes criem protótipos de software viáveis. Às vezes também há um elemento de concurso, no qual um painel de juízes seleciona as equipes vencedoras e os prêmios são dados. Em muitos hackathons, os juízes são compostos por organizadores e patrocinadores do evento. 

No entanto, os juízes podem ser formados por colegas de turma e colegas de área, normalmente em hacakthons sem prêmios. Esses prêmios às vezes são uma quantia substancial de dinheiro; um hackathon de jogos sociais na conferência TechCrunch Disrupt ofereceu US$ 250.000 em financiamento aos vencedores. Furtehrmoer, hackathons de aplicativos móveis como Over the Air, realizados em Bletchley Park, Inglaterra, podem ver uma grande quantidade de patrocínio e interesse corporativo.

Hackathons exigem personalidades confortáveis em trabalhar informalmente com novas pessoas em pequenas equipes, bem como fortes habilidades de programação de computadores. Além disso, a capacidade de trabalhar intensamente sob pressão de tempo e a capacidade de apresentar seu trabalho a outras pessoas de maneira convincente em pouco tempo (ou seja, apresentar a potenciais investidores). Embora nem todos os participantes necessariamente prosperem em tais condições, esses eventos provaram ser uma abordagem afetiva para a prototipagem de software.

Tipos de Hackathons

Alguns hackathons não têm restrições quanto ao foco ou participantes, visando gerar rapidamente aplicativos de software interessantes. No entanto, a variedade de hackathons pode ser agrupada vagamente como centrada em tecnologia ou centrada em foco.

Centrado em tecnologia

Hackathons centrados em tecnologia focam no desenvolvimento de software com uma tecnologia específica ou de uma aplicação específica.

1 Aplicativo Único

Hackathons de aplicativo único estão focados em melhorar um único aplicativo. Esses hackathons são populares para projetos de software de código aberto (OSS) e raramente incluem um elemento competitivo. Exemplos de aplicações incluem um sistema de gerenciamento de conteúdo, sistema operacional e até mesmo o desenvolvimento de uma nova linguagem de programação. Uma reunião anual para trabalhar no desenvolvimento do sistema operacional OpenBSD foi um hackathon pioneiro onde o termo pode ter se originado.

2 Aplicativos Variados

Os hackathons do tipo aplicativo se concentram em uma plataforma específica (gênero), como aplicativos móveis, desenvolvimento de videogames ou desenvolvimento web. Outro exemplo desse tipo de hackathon é o Music Hack Day, que é para aplicativos de software e hardware relacionados à música.

3 Tecnologia Específica

Hackathons de tecnologia específica são focados na criação de aplicativos que usam uma linguagem específica, framework ou Application Programming Interface (API). Assim, por exemplo, focando em aplicativos que fazem uso da API de uma única empresa ou fonte de dados. Houve hackathons dedicados à criação de aplicativos que usam uma linguagem ou estrutura específica, como HTML5 e Ruby on Rails. Plataformas que realizaram hackathons de desenvolvimento incluem Drupal e MediaWiki.

Centrado no foco

Os hackathons centrados no foco visam o desenvolvimento de software para abordar ou contribuir para uma questão social ou um objetivo de negócios, e podem até ser considerados hacakthons aplicados. Por exemplo, hackathons foram realizados para melhorar os sistemas de trânsito da cidade. Também houve uma série de hackathons dedicados a melhorar a educação, incluindo o Education Hack Day e em menor escala, olhando especificamente para os desafios da educação em geografia baseada no trabalho de campo, o Field Studies Center sediou o FSC Hackday. Random Hacks of Kindness é outro hackathon popular, dedicado ao gerenciamento de desastres e resposta a crises.

1 Foco Social

Os hackathons socialmente orientados visam abordar ou contribuir para uma questão de interesse social, como serviços públicos ou gerenciamento de crises. Exemplos de hackathons destinados a melhorar os serviços públicos incluem melhorar a educação, melhorar os sistemas de transporte urbano e melhorar o governo.

2 Foco demográfico

Os hackathons demográficos específicos são destinadaos a programadores de grupos demográficos específicos, como mulheres, estudantes ou adolescentes. Sua motivação decorre de abordar a disparidade percebida ou reconhecida na inclusão da profissão de programação (por exemplo, desequilíbrios de gênero) ou o desejo de encorajar e apoiar a próxima geração de programadores.

3 Internos na Empresa

Algumas empresas, como Google e Facebook, realizam hackathons internos da empresa para incentivar a inovação de novos produtos por sua equipe de engenharia. Por exemplo, o botão Curtir do Facebook foi criado como parte de um de seus hackathons internos da empresa.

Melhores práticas na criação de um Hackathon

O hackathon como atividade tem muitas versões diferentes e, como tal, não se limita a um ethos ou ideologia particular ou inerente. No entanto, existem alguns elementos inerentes que são universalmente necessários, como a colaboração.

Portanto, embora seja difícil fornecer um conjunto universal de práticas recomendadas, dada a variedade de hackathons para hacakthons em geral, existem alguns princípios gerais que recomendamos:

• Os eventos são orientados à saída (output).

• Os eventos devem ser inclusivos.

• Aprender e compartilhar são importantes.

• O fracasso também é valioso.

• Assentos flexíveis, WiFi e eletricidade são necessários.

• Quadros brancos e janelas com uma vista inspiradora são preferíveis.

• As pessoas devem poder se auto-organizar em grupos. Folhas de inscrição e formulários na internet

é melhor evitar.

• Embora os líderes de grupo devam ser encorajados, eles não devem ser mandatados.

• As equipes participantes devem ser incentivadas a relatar falhas e roteiros futuros, bem como realizações.

Hackathons podem sofrer potencialmente com a falta de memória institucional, que é um conjunto coletivo de fatos, conceitos, experiências e saberes mantidos por um grupo de pessoas. Isso porque requer a transmissão contínua dessas memórias entre os membros do grupo. 

Isso, combinado com uma alta frequência de eventos, pode diluir sua eficácia. Por exemplo, se o grupo de participantes for pequeno em relação à frequência dos eventos, isso pode levar à fadiga da inovação, bem como à fadiga física (considerando o potencial de participar de hackathons de fim de semana uma vez por semana). 

Além disso, os participantes podem não se envolver em desenvolvimento de software significativo em eventos de hackathon, mas ter um protótipo e uma apresentação preparados antes do evento. Isso geralmente pode ser determinado se a apresentação ou a demonstração parecerem muito refinadas, especialmente em comparação com aquelas que foram criadas dentro do prazo geralmente curto fornecido. 

Além disso, esses participantes muitas vezes serão observados trabalhando sozinhos e não em equipe. Às vezes, eles dão a razão de que o protótipo pretendido que eles estavam desenvolvendo no hackathon se mostrou inviável devido a desafios técnicos. No entanto, pode ser difícil ter certeza, pois às vezes os participantes trabalham individualmente e às vezes os participantes/equipes são incapazes de superar os desafios técnicos que surgem no tempo limitado de um hackathon.

Além disso, pode-se argumentar que o resultado mais importante de um hackathon é a comunidade que se desenvolve à medida que as pessoas experimentam umas com as outras de um evento para o outro.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *