Inovação tecnológica: 8 passos para criar a estratégia da sua empresa

Períodos de crise são muito difíceis para alguns setores, mas podem ser benéficos para ambientes de inovação. Exemplo disso é a pandemia de COVID-19. Em tempo recorde, diversas soluções de inovação tecnológica para produção de vacinas foram criadas, além de inovações em outras áreas, como a configuração de trabalho remoto e o uso de aplicativos e tecnologias na rotina diária.

Com as empresas não foi diferente. Foi preciso reconhecer a necessidade de um planejamento de inovação tecnológica para ser implementado ativamente. Quando se pensa em inovação, é preciso entender que deve ser um processo de melhoria contínua. Dessa forma, é preciso antecipar tendências e planejar mudanças para sempre ter uma vantagem competitiva em relação à concorrência.

Por que a inovação tecnológica é importante?

Esse assunto tem sido recorrente no cenário empresarial no Brasil e no mundo. Segundo um relatório da McKinsey, 84% ​​dos executivos acreditam que a inovação tecnológica é importante para sua estratégia de crescimento. Um relatório da Accenture diz que até 2024, a maioria das empresas deve aumentar soluções tecnológicas em até 25%.

Para alinhar oportunidades de negócios com inovação tecnológica, é preciso inserir soluções em TI na empresa. Juntamente a isso, uma nova mentalidade deve ser construída com esses processos de transformação digital. Mesmo que a tecnologia seja importante, alguns gestores ainda relutam em lhe dar atenção. As empresas alegam que o investimento é muito alto. E elas têm razão.

Apesar disso, é preciso entender que o mundo mudou e toda essa estratégia visa atender as novas necessidades dos clientes. Portanto, direcionar novas soluções tecnológicas só resultará em benefícios para o desenvolvimento da empresa e de seu relacionamento com o público.

Outro motivo a ser considerado é o destaque que a empresa conquista no mercado. Olhar para o futuro e buscar melhorias constantes mostra visão e maturidade. Outro ponto importante é: dificilmente uma empresa sobreviverá no longo prazo sem inovar. Então, por que não começar agora?

Como implantar a inovação tecnológica nas empresas?

A escolha do tipo e a criação de uma estratégia é a chave para o sucesso da inovação. O desenho de transformações inovadoras deve ser pensado desde a configuração de metas até sua implementação prática.

Uma estratégia inovadora é um conjunto de metas e formas de transferir uma empresa de uma posição antiga para um novo estado de inovação tecnológica. Nesse processo, é preciso posicionar a empresa em mercados competitivos.

Existem alguns passos para começar a implantar a inovação tecnológica na sua empresa. Conheça 8 deles e já comece a criar sua estratégia.

1. Defina objetivos e abordagem estratégica para a inovação tecnológica

A primeira etapa é determinar o que exatamente você está buscando. Ou seja, conduzir um trabalho analítico, avaliar a situação atual e, em seguida, pontuar as metas e direções inovadoras de sua estratégia.

O importante é você saber: o que você deseja alcançar com a inovação? Pense em suas metas de longo prazo e nas coisas que provavelmente irão promover sua empresa, mesmo depois de um tempo.

2. Trabalhe com menos dados no início

Antes de focar em aumentar a base de dados, os empreendedores devem pensar em obter mais resultados com a menor quantidade de dados. Para isso, fazer análise minuciosa dos dados já existentes dos clientes e focar em como utilizá-los será mais proveitoso no início.

3. Crie seus próprios métodos e sistemas inovadores

Para poder implementar sua estratégia inovadora de forma escalável e integrada, você deve descobrir quais métodos e sistemas inovadores você precisa para poder conectar os elementos da infraestrutura de inovação.

Os sistemas de inovação tecnológica incluem os seguintes elementos:

  • O papel das empresas de P&D, principalmente no que diz respeito à tecnologia
  • O papel da educação e da formação em relação à inovação
  • Sistemas de produção, marketing e finanças.

4. Ouça mais para acertar o alvo

Ouvir os clientes e levar em consideração seus apontamentos é uma parte importante e que foi ignorada por muito tempo. Em uma realidade de inovação tecnológica, ter ideias por meio da consulta com os clientes é fundamental para preparar exatamente o produto ou serviço que ele espera.

A regra é clara. Converse com os clientes, ouça com atenção o que eles têm a dizer. É para eles que sua empresa existe. Por meio desse diálogo, é possível pensar em soluções tecnológicas assertivas para seu público.

5. Mostre a cultura da inovação para seu time

Um dos papéis de um gestor é mostrar à sua equipe como os processos de inovação funcionam e como eles serão benéficos para a empresa. Implantar processos de inovação tecnológica precisa da colaboração e entendimento de toda a equipe.

6. Fique de olho nas oportunidades

Ter mais atenção ao que acontece pode evitar grandes erros e resolver problemas que surgem de imprevistos no processo de inovação. Afinal, essa atenção serve não só para evitar falhas mas, também, para abrir a mente para o desenvolvimento de novas ideias, produtos e serviços.

7. Foque em um problema por vez

Mudanças que envolvem transformação digital acabam por apresentar diversos tipos de problemas e imprevistos. A solução é não tentar resolver tudo de uma vez. Focar a atenção em uma questão por vez fará com que você tome decisões mais assertivas para solucionar os contratempos.

Comece por resolver um problema isoladamente até ser bem-sucedido nessa tarefa. À medida que as soluções começarem a acontecer com mais velocidade, você estará apto(a) a resolver mais situações em conjunto.

8. Tenha proatividade e paciência

Alguns processos podem demorar mais que outros. O de inovação tecnológica é um deles. Afinal, mudar a mentalidade da empresa e dos colaboradores, fazer um alto investimento financeiro, mudar estratégias e processos não é e nunca foi fácil.

O líder de equipe precisa se preparar para todos os dias, aprender algo novo, descobrir novas formas de fazer a mesma coisa e resolver problemas que surgem com a velocidade da luz. Isso não é tarefa fácil.

Por isso, proatividade e paciência para acompanhar e finalizar cada processo são características fundamentais para gestores.  Aqueles que conseguem inovar certamente têm mais sucesso.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *