Programa de inovação aberta como solução de problemas de negócio

A inovação começa com as necessidades. Uma compreensão profunda das dores e anseios dos negócios. Obter ideias talvez seja a parte mais fácil de todo o processo. Porém, a execução é muito mais complexa, pois envolve testá-las e aplicá-las no mundo real.

O que é inovação aberta?

Um dos conceitos que mais ganharam força nos últimos anos no universo corporativo é o “Open Innovation”, que em tradução literal significa inovação aberta.

O termo “inovação aberta” foi ressignificado por Henry Chesbrough em 2003 em seu livro “Open Innovation”, trazendo uma visão moderna dos benefícios da inovação colaborativa com participação externa. A ideia por trás da inovação aberta, contudo, é mais antiga do que isso. Henry Chesbrough aborda inovação aberta, sobretudo, de uma forma mais bem distribuída entre os stakeholders, mais participativa e descentralizada.

No livro, o autor define o tema com as seguintes palavras:

“A Open Innovation combina ideias internas e externas em arquiteturas e sistemas cujos requisitos são definidos por um modelo de negócios.”

Sendo assim, empresas que apostam no modelo de inovação aberta fazem uso de recursos externos e parcerias para solucionar os desafios dos seus projetos, resultando em diversos benefícios para ambas as partes envolvidas nele.

O conceito passou por muitas modificações para se conectar com a realidade dos novos negócios e oferecer um ecossistema de inovação mais amplo e disruptivo.

Benefícios da inovação aberta

Entre os benefícios desse modelo estão:

  • o constante crescimento da rede de networking, gerando contato direto com parceiros, clientes, empresas e startups;
  • acesso a um maior número de ideias em um menor espaço de tempo;
  • melhor eficiência e aumento no retorno sobre investimento;
  • abertura de novos mercados, surgimento de novas oportunidades e retenção de inúmeros talentos.

Outro fator relevante e extremamente considerável é o fácil acesso a mercados onde parceiros são mais ativos e a empresa possui participação limitada. Esses recursos externos podem ser utilizados para encontrar respostas para os desafios intrínsecos no próprio negócio.

Para a sua implementação, os programas de inovação aberta oferecem inúmeras possibilidades, que vão desde as ferramentas na prospecção de investidores à criação de startups dentro ou fora do negócio.

Esses programas tendem a combinar insights que podem ser gerados dentro ou fora da empresa a fim de impulsionar aliados tecnológicos no desenvolvimento de produtos e soluções.

O papel de um Programa de Inovação Aberta dentro das estratégias de negócio

As metodologias aplicadas dentro de um programa de inovação aberta buscam garantir o crescimento do negócio assegurando a sua sustentabilidade. Com base em estruturas testadas e comprovadas, os programas engajam as empresas em oportunidades de curto, médio e longo prazo.

Um desses frameworks é o Três Horizontes da Inovação, que somatiza esforços em três dimensões em um gráfico com dois eixos: o eixo vertical, do crescimento; e o eixo horizontal, do tempo.

Infográfico: Três Horizontes da Inovação
Os Três Horizontes da Inovação de acordo com o crescimento e o tempo
  • Horizonte 1 – Negócio maduro: aqui estamos em terreno conhecido. Busca-se a inovação em processos do modelo de negócio existente. Explora-se as competências existentes e o risco é baixo. É a execução da missão central da empresa.
  • Horizonte 2 – Negócios crescendo: em contexto parcialmente conhecido, busca-se novas oportunidades de negócios via inovação no modelo de negócio atual. Aqui, aproveita-se algumas competências, e o risco é moderado. É a extensão do negócio central.
  • Horizonte 3 – Negócios emergindo: aqui o cenário é desconhecido. Nessa fase, a empresa busca um modelo de negócio novo e disruptivo. Para isso, são necessárias novas competências e o risco é alto. A tônica é a exploração.

Esse framework permite observar a inovação sob diferentes perspectivas e avaliar a contribuição que cada uma delas traz para o progresso. Além disso, é possível integrá-lo no processo inovador do negócio definindo o nível de engajamento corporativo e as métricas financeiras necessárias para cada tipo de horizonte.

Como implantar um Programa de Inovação Aberta na sua empresa?

Independente do seu contexto, uma boa maneira para começar a implementar um Programa de Inovação Aberta é mapeando seus objetivos. Nesse ponto, é importante não se fixar em inovar de uma forma ou de outra, mas simplesmente descobrir o que exatamente você deseja realizar. Pense: qual problema de negócio preciso resolver? Essa solução tem potencial de ser sustentável?

Por isso, acelerar a inovação, impactar novos mercados e potencializar os bons resultados são algumas das inúmeras soluções que a Quiker oferece por meio do seu programa de inovação aberta. Esses resultados são gerados pela expertise em conectar uma comunidade engajada e altamente preparada em colocar ideias e ações inovadoras em prática.

Programa de Inovação Aberta Quiker

A Quiker estabelece o processo de inovação dentro da sua empresa seguindo três passos:

  1. Chamada e Seleção: identificação, seleção e engajamento das melhores startups, considerando ideias, times, nível de execução e o timing de implementação.
  2. Validação e Piloto: depois de construir uma relação prática e objetiva com as startups selecionadas, a Quiker realiza a validação do programa, onde o empreendedor descobre se o negócio é viável, além de obter insights importantes, que permitem tornar o produto ou serviço mais interessantes para o público.
  3. Monitoria e Relacionamento: revisitar as iniciativas a todo o momento garante que as principais tendências geradas pelo setor sejam aplicadas paralelas ao seu desenvolvimento, dando as melhores condições e oportunidades para cada estágio do programa.

O ciclo dos programas de inovação aberta implantados pela Quiker são estruturados com início, meio e fim, conectando a empresa simultaneamente com diversas startups para solucionar alguns de seus desafios de negócio. Para isso, é fundamental que a empresa tenha clareza de seus aprendizados e resultados após cada ciclo desenvolvido com as startups.

A Quiker conecta empresas a um ecossistema capaz de identificar o melhor programa de inovação para o seu negócio, além de otimizar e potencializar os resultados da sua operação. Fale com nosso time e entenda como o Programa de Inovação Aberta impacta positivamente as estratégias, a cultura e todo processo inovador da sua organização.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *