Tudo que você precisa saber sobre a AEVO

A AEVO é uma startup de software que tem o propósito de impulsionar a gestão de inovação nas corporações. O sistema AEVO Innovate, presente em diversos segmentos – industrial, financeiro, varejo, energia, educacional, hotelaria, transporte público e médico, entre outros – ajuda as organizações a lançar programas de ideias inovadoras que incentivam os seus colaboradores (em especial aqueles da linha de frente do negócio) a resolver os principais desafios corporativos.

O início

Fundada em 2007, por Luís Felipe Carvalho, Francisco Carvalho, Rodrigo Dal Moro e Sergio Mello, a AEVO começou inicialmente como uma pequena fábrica de software, desenvolvendo tecnologias sob demanda para indústrias do Espírito Santo.

Em 2017, a empresa mudou o seu modelo de negócios para SaaS com o lançamento do AEVO Innovate, plataforma de gestão de inovação que ajuda empresas a impulsionar o intraempreendedorismo, a organizar as suas iniciativas de inovação aberta e a gerenciar o seu portfólio de projetos de inovação.

A chegada de Carlos Arruda, professor de inovação da Fundação Dom Cabral, como conselheiro da empresa foi um divisor de águas. O professor inseriu a AEVO no Centro de Referência de Inovação (CRI), onde os líderes da AEVO puderam aprofundar no entendimento das principais dores e no processo de inovação de grandes empresas como Embraer, Vale e Votorantim.

No fim de 2017, a AEVO conquistou os primeiros seis clientes do produto Innovate. Ao longo de 2018, a companhia deu início a formação do time comercial, além de avançar no aprimoramento tecnológico da solução, alcançando 27 clientes. A tração da companhia veio acompanhada de posicionamento pioneiro no setor, tradicionalmente dominado por consultorias de inovação.

As instabilidades competitivas do mercado em todos os segmentos dentro um contexto de volatilidade ajudam a explicar a demanda crescente pela plataforma AEVO Innovate, que teve crescimento de três vezes em 2019. 

O investimento da KPTL

A maior gestora de fundos de investimentos em inovação e tecnologia do Brasil, investiu na AEVO um valor que pode alcançar até R$ 4,2 milhões no ano de  2020. Com mais de 49 empresas de vários segmentos na carteira, a KPTL utiliza recursos do Fundo Criatec 3, que tem o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) como principal investidor. Entre os 11 cotistas, está também o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), como representante do Estado.

Para os sócios da AEVO, que por muito tempo conseguiram crescer a empresa por meio do “bootstrapping”, estava na hora de alavancar os negócios e irem à busca de terceiros investidores. A startup cresceu seis vezes no ano de 2018 e multiplicou por três em 2019. A meta para 2020 é multiplicar por três novamente. Nesta etapa de crescimento, perceberam que a figura do investidor seria fundamental para que a startup escalasse rapidamente e conquistasse Market Share (mercado) antes da chegada de outro concorrente com uma solução revolucionária e que ele dominasse o mercado. Foi quando encontraram a KPTL.

O Bandes apoia a inovação em duas frentes: com o crédito tradicional e por meio dos Fundos de Investimentos em Participações (FIPs), como o Criatec 3. Para o diretor-presidente do Bandes, Maurício César Duque, a adesão aos fundos incentiva o desenvolvimento de ações empreendedoras comprometidas com a inovação no Espírito Santo. “A intenção é dar oportunidade de acesso aos recursos, tanto com equity (participação acionária), como por debt (dívida), em companhias de base tecnológica em diferentes estágios, nascidas a partir do conhecimento produzido em universidades e centros de pesquisa. A AEVO é um exemplo importante como o acesso à informação e a recursos potencializam esses players”, enfatiza Duque.

Diretoria da AEVO

Segundo Luís Felipe Carvalho, CEO da AEVO, a missão é impulsionar a inovação nas empresas, permitindo se reinventarem constantemente, evitando, assim, que se tornem obsoletas para o mercado. “A inovação costuma ser muito relacionada à criatividade e por vezes é caótica, mas precisa virar algo sistêmico. Para isso, é fundamental um software para gestão da inovação. Uma empresa dificilmente rodaria o seu processo de gestão financeira sem um bom sistema de planejamento e gestão. Analogamente, o AEVO Innovate é o software para organizar as atividades de inovação”, explica.

Embasada no diferencial de incentivar todas as áreas das empresas a participarem do processo, a ferramenta suporta uma abordagem completa de inovação, que pode ser subdividida em três partes principais. São elas: programas de ideias e intraempreendedorismo, inovação aberta com startups e gestão de projetos de inovação.

A maior competição no mercado tende a pressionar preços e espremer margens. Assim, a busca por inovação se faz essencial, tanto com foco na oferta de novos produtos ou serviços quanto voltada para maior eficiência operacional. Em seu portfólio de clientes, a AEVO já conta com grandes companhias brasileiras e multinacionais.

O AEVO Innovate

O propósito da AEVO com a plataforma AEVO Innovative é utilizar metodologias para incentivar e gerenciar a inovação dentro das empresas, transformando ideias inovadoras em projetos reais. A plataforma da AEVO possui um portal onde as empresas podem lançar desafios relacionados à inovação. Por meio da gamificação na plataforma, os colaboradores recebem conquistas, aparecem em rankings, ganham moedas, dentre várias outras funcionalidades.

Segundo Luís Felipe Carvalho, CEO da AEVO, “O objetivo é incentivar e motivar o intraempreendedorismo para fomentar a inovação dentro das empresas, visto que 80% do potencial de melhoria de uma organização está nas ideias dos colaboradores da linha de frente. Alcançamos isso através de uma plataforma que promove a inovação de alto envolvimento.”

Além disso, o CEO da AEVO ressalta a importância da gestão no desenvolvimento de projetos inovadores. “O processo de inovação dentro de uma empresa, se não gerenciado, por vezes é caótico, por isso a necessidade de um software para gestão de inovação”, argumenta.

Outro braço da plataforma Innovate é um sistema de relacionamento entre empresas tradicionais e projetos inovadores externos. Basicamente, é um canal de comunicação que aproxima a empresa usuária do software com startups capazes de facilitarem suas operações por meio de tecnologias disruptivas e de alto impacto.

Além disso, a funcionalidade ‘Portfólio de Iniciativa de Inovação’ da AEVO Innovative auxilia as empresas a gerenciarem e fazerem experimentações de seus projetos de inovação, reduzindo a incerteza desse tipo de projeto “O Objetivo é auxiliar as empresas a fazerem a experimentações sem grandes investimentos, para que possam implementar a inovação e andar em terreno mais certo”, afirma o CEO da AEVO.

Como a AEVO faz inovação?

Inovar já não é mais opcional para médias e grandes empresas consolidadas em seus mercados e que enfrentam crescente concorrência. Sem dúvidas, a busca por uma solução passa sistematicamente pelo caminho da inovação. E esse é o core business da AEVO, empresa do Espírito Santo fundada em 2007, responsável pelo AEVO Innovate, software que aprimora a gestão de inovação dentro de grandes corporações. Assim, a startup teve crescimento de seis vezes em 2018 e multiplicou por três no ano passado.

Para realmente inovar, as organizações precisam compreender profundamente os seus desafios e de seus clientes, podendo assim ter ideias eficazes para transformar os seus produtos, processos ou modelos de negócios de forma a gerar resultados efetivos.  Nesse processo, talvez um dos ativos mais subestimados sejam os funcionários da linha de frente das organizações. Os vendedores, por exemplo, obtêm feedbacks de clientes diariamente e em geral têm muitas ideias para ampliar as receitas.

De forma similar, os colaboradores envolvidos na realização do produto ou serviço são provavelmente a melhor fonte de ideias para reduzir ineficiências e aumentar a produtividade. De fato, estudos demonstram que cerca de 80% do potencial de melhoria de uma organização está nas ideias da linha de frente.

A grande questão está em como criar as condições necessárias para a empresa motivar os seus colaboradores a inovar continuamente para melhorar os resultados do negócio. Com base na experiência de seus clientes, a AEVO percebeu que os programas de ideias inovadoras precisavam ser pensados de maneira cíclica, pois isso contribui para a continuidade do programa e para a criação de um ambiente com cultura de inovação.

O Ciclo de Sucesso da AEVO

Nesse sentido, a empresa elaborou o Ciclo de Sucesso, que passa pelas principais etapas de um programa de inovação e destaca o engajamento como elemento central do processo.

O ciclo começa pelo Lançamento do Desafio, que tem o objetivo de direcionar os colaboradores para os principais problemas ou oportunidades que a organização pretende resolver ou explorar. Em outras palavras, de nada adiantam ideias mirabolantes que não resolvam um problema real da empresa.

Por isso, é muito importante que os principais desafios da organização sejam amplamente comunicados e claramente entendidos pelos colaboradores. Preferencialmente, que haja indicadores com metas a serem alcançadas, pois isso direcionará os funcionários a pensar de maneira pragmática.

O objetivo é levar a máxima “apaixone-se pelo problema e não pela solução” a todos da empresa. Com isso, as ideias que partirem dos colaboradores tenderão a ser úteis e aplicáveis ao negócio, transformando-se efetivamente em inovações. Ao comunicar claramente os seus desafios, a empresa começa a alimentar o engajamento dos colaboradores para a inovação, o que leva à segunda etapa do processo: a Captação de Ideias.

Um primeiro marco de sucesso se atinge quando há uma adesão relevante dos colaboradores no envio de ideias. Por isso, é comum que as corporações usem algum tipo de gamificação para incentivar a participação, como conquistas individuais, reconhecimento dos mais inovadores e até o resgate de prêmios para os melhores participantes. Uma boa prática é atribuir um peso maior à implementação de ideias e menor ao simples envio de ideias, pois isso contribui para o aumento da qualidade e viabilidade da inovação. O uso do software AEVO Innovate facilita a gestão desse processo pelas corporações, pois automatiza as regras, cálculos e processos de premiação.

Cultura de inovação

Para as propostas de inovações mais complexas, não basta simplesmente avaliar se são boas ou ruins. É comum que haja várias ideias interessantes, mas que não exista orçamento para executar todas. Para resolver essa questão, é comum que as empresas definam critérios objetivos para priorizar as ideias e selecionar as mais viáveis. Alguns critérios comuns são a facilidade de implementação (geralmente custo e prazo), o potencial de retorno financeiro e as melhorias proporcionadas para segurança e sustentabilidade. Como essas análises não são triviais, o uso do AEVO Innovate ajuda as empresas a tornar esse processo mais fácil e transparente para os envolvidos.

Pouco adianta engajar as pessoas, criar muitas ideias e ter um processo claro de aprovação se nenhuma inovação for implementada na organização. É aí que entra a quarta etapa do Ciclo de Sucesso: a Implantação de Ideias.

Com base nas estatísticas dos programas de ideias de seus clientes, a AEVO percebeu que essa é a etapa mais importante para a continuidade do engajamento dos colaboradores. Empresas que implantam muitas inovações tendem a continuar recebendo alta participação da equipe mesmo que invistam menos na comunicação do programa ou em incentivos. A justificativa para isso é que os funcionários passam a perceber que suas ideias efetivamente deixam um legado para a organização e que isso contribui para o seu reconhecimento e crescimento na empresa.

A última etapa do Ciclo de Sucesso é a Captura de Valor. Nesse ponto, que geralmente é a parte final da implementação da ideia, a inovação é incorporada à operação da empresa, que começa a efetivamente colher os seus benefícios. Nem sempre o valor capturado é facilmente medido de forma financeira, mas a medição do ROI da inovação implementada é uma boa prática para justificar a continuidade dos programas de ideias.

Tendo muitas inovações implementadas e com um bom retorno financeiro, é natural que a liderança da organização fique estimulada a continuar rodando o Ciclo de Sucesso de seu programa de ideias inovadoras, lançando mais desafios e incentivando a participação de todos. Por outro lado, os colaboradores da linha de frente percebem que suas ideias fazem diferença para a empresa e que são reconhecidos por isso, motivando-se para continuar inovando. Esse contínuo aumento do engajamento da liderança e da linha de frente é o que estabelece a cultura da inovação em programas de ideias.


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