Tudo sobre a Liga Ventures

A Liga Ventures é uma aceleradora de startups focada em gerar negócios entre startups e grandes corporações. Além da Liga AutoTech, possui programas de engajamento com startups com outras grandes empresas, como Porto Seguro (Oxigênio Aceleradora), AES Brasil, EMBRAER e Cisco. Também é parceira no Brasil da Plug and Play Tech Center, uma das maiores aceleradoras do Vale do Silício.

A empresa Liga Ventures

A Liga Ventures é uma plataforma de inovação aberta, que conecta empresas e startups a fim de potencializar interações e gerar novos negócios. Criada em 2015 é pioneira no mercado de aceleração corporativa e corporate venture. Ao longo dos anos, auxiliou na implementação de estratégias de inovação aberta nos principais players de diversos setores do mercado brasileiro, tais como Porto Seguro, Banco do Brasil e Unilever.

Em seu portfólio, soma mais de 250 startups aceleradas e mais de 450 projetos realizados entre essas e outras grandes corporações. Também conta com o Liga Insights, iniciativa de pesquisa e inteligência de mercado, cujo objetivo é mapear tendências e startups que estão inovando nos mais variados setores. Já são mais de 25 estudos, em temas como AutoTech, Retail, HR Techs, EdTechs, entre outros.

Ferramenta de mapeamento de startups

Em 2020 a Liga Ventures – pioneira na criação de mapas setoriais de startups no Brasil e principal articuladora da conexão entre startups e empresas no país – com o apoio estratégico da PwC Brasil, lançou a ferramenta Startup Scanner, ampliando a visibilidade e potencialidade de geração de negócios para as startups no país. 

Sendo uma evolução dos mapas de startups estáticos disponíveis no mercado, a Startup Scanner é atualizada a cada novo registro de startup inserida. Desta forma, traz dinamismo para o monitoramento e conhecimento das soluções construídas pelos empreendedores, tanto pelos mapeamentos ativos como pelas redes de parceiros espalhados pelo país todo e os usuários que poderão sugerir negócios para figurarem nestas vitrines.

Entre as diversas funcionalidades da Startup Scanner, o interessado em um tema específico de inovação poderá procurar e conhecer as startups por setor e categorias, criar suas listas de favoritos, avaliar e entrar em contato com as mesmas, entre outras possibilidades, permitindo a atualização constante sobre novas soluções entrantes, com a qualidade e curadoria da Liga.

“Informar de maneira estruturada e com qualidade sobre como as inovações e startups aqui no Brasil estão se comportando foi algo que sempre acreditamos aqui na Liga. Para fortalecer ainda mais este ambiente de negócios, que vem se aquecendo a cada mês, é importante dar visibilidade e dinamismo para que as startups sejam conhecidas e vistas pelos seus potenciais clientes, investidores, imprensa e parceiros. A Startup Scanner é isso: quanto mais visibilidade e mais informações dermos de forma atualizada, mais vamos amadurecer e acelerar esse ecossistema. Contar com o apoio estratégico da PwC nessa iniciativa é algo fundamental”, afirma Rogério Tamassia, sócio-fundador da Liga Ventures.

“O nosso apoio à Startup Scanner é a primeira entrega ao mercado de uma parceria mais ampla, firmada por nós com a Liga Ventures. A ferramenta entra em funcionamento com um mapa dinâmico de startups no setor de Energia e, na sequência, apresentara rapidamente vários temas como Vendas, FoodTechs, Educação, Varejo, Saúde, entre outros”, diz Luiz Ponzoni, sócio líder da área de New Ventures and Innovation da PwC no Brasil. “Essa parceria reforça o movimento da PwC aqui no Brasil para ampliar nossas expertises dentro do mundo de inovação aberta e startups, representando um importante passo para a construção de novos caminhos, ativos e soluções”, acrescenta.

A parceria entre as duas empresas representa mais um forte movimento de consolidação do interesse crescente das startups pelas empresas tradicionais, abrindo e democratizando o acesso e conhecimento a essas inovações de uma maneira prática e com a qualidade que carregam a Liga Ventures e a PwC Brasil.

Programa de aceleração da Liga AutoTech

Em 2017 foi criada a Liga AutoTech, uma plataforma de inovação aberta que prospecta, seleciona e acelera startups em conjunto com grandes empresas dos setores de mobilidade, transporte, logística e automobilístico. A vertical temática conta com cinco parceiros corporativos e o primeiro a aderir ao programa é a Mercedes-Benz.

O principal objetivo da plataforma é conectar grandes empresas desse setor a startups de tecnologia para que explorem oportunidades de negócio em conjunto. A Liga AutoTech cria um ecossistema que foca em compreender e antecipar as rápidas mudanças que impactam o setor e aproximar as grandes empresas das startups mais inovadoras do segmento. 

O diretor da Liga Ventures, Rogério Tamassia, destaca que a iniciativa é um marco para o ecossistema brasileiro de inovação, em especial para o setor automotivo, por envolver cinco grandes players do mercado e startups, o que poderá gerar negócios e soluções. “Vemos inovação disruptiva a todo tempo no exterior, mas o Brasil inova pouco em tecnologia. Só que temos um grande capital que é a criatividade e também um mercado enorme, o segundo da Mercedes em caminhões atrás apenas da Alemanha. E esse mercado tem características singulares que podem fazer que as inovações em modelos de negócios desenvolvidas aqui também ganhem o mundo”, avalia.

A Mercedes-Benz do Brasil, que investe fortemente em inovação e conectividade, a única fabricante de veículos comerciais a participar e contribuir com a Liga AutoTech. “Ser pioneiro nesse projeto nos proporciona trabalhar em conjunto com diversas empresas do segmento com o mesmo objetivo: transformar a indústria da mobilidade” afirma Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Empresa.

A plataforma Liga AutoTech 

São selecionadas 10 a 15 startups por ano, em temas definidos pelos parceiros corporativos, tais como: veículos e frotas conectadas, big data, telemática, V2X, V2I, V2V, transporte multimodal, propriedade compartilhada, logística, experiência do consumidor, segurança, entre outros.

As startups passam por um programa de aceleração de quatro meses em São Paulo. Durante esse período, elas tem acesso a grandes empresas e executivos do setor, com quem poderão explorar sinergias e oportunidades de negócio, à rede de mentores da Liga Ventures e a amplo networking com potenciais parceiros e investidores. 

Além do programa de aceleração, a plataforma promove eventos sobre inovação do setor, relacionamento com startups brasileiras e internacionais, e a criação de um processo estruturado para gerar inteligência sobre o segmento.

Além da Liga AutoTech, possui programas de engajamento com startups com outras grandes empresas, como Porto Seguro (Oxigênio Aceleradora), AES Brasil, EMBRAER e Cisco. Também é parceira no Brasil da Plug and Play Tech Center, uma das maiores aceleradoras do Vale do Silício.

Programa de aceleração em parceria com Mercedes-Benz

Empresa do setor automobilístico que mais acelera startups no Brasil, a Mercedes-Benz, em mais uma parceria com a Liga Ventures, plataforma que transforma inovação aberta em resultado real, lançaram em abril de 2021 um programa exclusivo com temas relacionados ao ecossistema da mobilidade. 

Nessa parceria, a Mercedes-Benz visa encontrar no mercado soluções inovadoras, assertivas e que tragam resultados para os clientes da marca e suas operações.

“Nós somos a fabricante de caminhões e ônibus que mais inova no Brasil. Aqui na Empresa, buscamos permanentemente novas formas de fazer negócios, envolvendo novas plataformas digitais e novos parceiros para atender às atuais e futuras demandas dos clientes, o que é o caso das startups”, destaca Roberto Leoncini. “Estamos abertos às inovações, próximos de quem nos traga sua expertise e agregue valor aos nossos processos, sabendo que esse compromisso gera melhorias no transporte, mobilidade, qualidade de vida e segurança das pessoas, sustentabilidade ambiental e à sociedade como um todo. Enfim, trabalhamos sempre com foco no ecossistema do transporte responsável e criamos uma plataforma online para que todos possam se conectar a nós. Afinal, a Mercedes-Benz trabalha para todos que movem o mundo”.

Entre os exemplos já em prática de parceria com startups estão o caminhão com sistema de condução autônoma de Nível 2 na colheita da cana-de-açúcar desenvolvido com a Grunner; a Fazenda Urbana da BeGreen, montada dentro da própria fábrica em São Bernardo do Campo (SP); o Showroom Virtual Star Online, criado em conjunto com a Mobiauto, primeira plataforma digital online do mercado para vendas de veículos comerciais, peças e serviços; e várias outras atuando em diferentes processos.

A participação da Mercedes-Benz ganha evidência nas atividades do Liga AutoTech, programa de aceleração que visa o desenvolvimento de negócios com startups, em conjunto com grandes empresas do setor automobilístico e de transporte e logística. Como principais resultados dos ciclos de aceleração, a Mercedes-Benz criou ações com parceiros como a Quattro, Novidá, JettaCargo, GAV, DriveOn, Membran-i, Evoy, entre outras.

Nova fase da Liga Ventures 

A Liga Ventures, rede que tem como objetivo conectar o ecossistema de inovação (startups), com grandes empresas, anunciou uma nova fase em julho de 2022. Em seu novo posicionamento, a companhia reforça a importância de utilizar todo o know-how adquirido ao longo dos anos e seu time de experts em inovação para identificar oportunidades e impactar o mercado.

“A Liga tem evoluído de forma rápida e consistente. Sabemos que as melhores respostas se encontram nas intersecções entre o que as empresas estão buscando e o que as startups têm para oferecer e é nesse ponto que focamos nossos esforços. Somos apaixonados por inovar, transformar, e superar as expectativas. Isso porque temos recebido feedbacks cada vez mais positivos dos nossos parceiros, o que nos anima e incentiva a seguir desenvolvendo ações e projetos que ajudem a, de fato, transformar não só seus negócios, mas também o ecossistema como um todo”, conta Guilherme Massa, cofundador da Liga Ventures.

Entre seus mais de 120 parceiros estão grandes e importantes empresas, como Carrefour, Banco do Brasil, Bauducco, Hotmart, Petz, Ambev, Mondelez, Dasa, Suvinil, Sem Parar, AES e Porto Seguro, que, com a ajuda da Liga, conseguiram realizar programas de aceleração e se conectar com empreendedores de todo o país em busca de novas soluções que gerassem mais valor para seus negócios e para o mercado de maneira geral.

“Além disso, a Liga Ventures anuncia o lançamento do projeto “1K startups”, que tem como meta e desafio acelerar mil novas startups até o fim de 2022. “Já temos mais de 400 startups aceleradas e mais de 500 projetos realizados com grandes corporações. Agora, queremos elevar esses números a um novo patamar, utilizando nossa expertise para ajudar o mercado brasileiro de inovação aberta a dar um verdadeiro salto. Temos as melhores cabeças atuando nesses espaços e calculamos que, com esse projeto, devemos impactar a economia nacional em até R$ 1 bilhão”, comenta Massa.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *