Os comitês de inovação estão ajudando a orientar empresas ao longo de sua jornada de inovação – desde o ponto de partida até o destino final.
Os comitês de inovação estão se engajando mais com a jornada de inovação de suas empresas e podem fornecer supervisão e suporte importantes ao longo do caminho.
É importante que os comitês reconheçam onde a empresa está agora, busquem visões externas e entendam as tendências para ajudar a determinar como inovar para o futuro.
Quando surgem obstáculos à inovação, os comitês podem tomar medidas para orientar a empresa em torno desses desafios e manter o foco no destino final.
A jornada da inovação
Para as principais empresas e conselhos, a inovação é uma jornada e não um momento no tempo. Portanto, a metáfora de uma viagem de carro é adequada.
Assim como em qualquer viagem, os viajantes devem decidir para onde querem ir, mapear o caminho de onde estão até o destino, fazer ajustes nos bloqueios ao longo do caminho e garantir uma chegada bem-sucedida. Como as road trips mais memoráveis inevitavelmente envolvem surpresas e talvez até destinos alternativos, estar aberto a novas experiências também é essencial.
Para onde a empresa precisa ir?
Qualquer viagem bem-sucedida começa com a antecipação do futuro. Trata-se de definir um destino e decidir para onde ir. Normalmente, isso significa pensar nas possibilidades de lugares que você nunca esteve, explorar as opções e talvez ler blogs, guias e resenhas para entender o que os outros viram e recomendam.
Para uma jornada da empresa, uma ampla entrada é fundamental para definir o caminho futuro. Em termos práticos, isso significa adicionar uma análise “futuro-passado e de fora para dentro”, em que a entrada vem de fora do ecossistema, e não dos regulares na mesa corporativa.
O comitê de inovação pode desempenhar um papel fundamental na alavancagem de suas habilidades e perspectivas diversas. Definir o futuro e a inovação que será necessária para chegar lá deve incluir a análise de fatores externos e megatendências que apontam o caminho, incluindo elementos sociais, industriais, tecnológicos e políticos.
Isso vale a pena enfatizar, particularmente em um momento em que as expectativas e demandas das partes interessadas estão mudando drasticamente à luz dos desenvolvimentos ambientais, sociais e de governança (ESG) e outros fatores.
O impacto ambiental e social dos produtos e serviços de uma empresa têm o potencial de impulsionar novas necessidades de mercado, e as empresas capazes de antecipar o que seus stakeholders precisam e inovar para atender a essas necessidades serão as líderes. Não surpreendentemente, diretores e CEOs dizem que é importante incorporar as perspectivas de inovação dos stakeholders nas sessões de definição de estratégia.
Os membros do comitê trazem seus próprios insights extraídos de suas experiências, conhecimento e envolvimento com as diversas áreas da empresa. Aproveitar a diversidade cognitiva dos membros do comitê pode corroborar com uma série de perspectivas importantes para definir um destino poderoso no futuro.
Definir as discussões em um ambiente de aprendizado também pode ser útil, como realizar reuniões em locais de conferência do setor para incentivar os membros do comitê a ouvir o que está acontecendo.
Qual é o estado atual da inovação na empresa?
Antes de partir em qualquer viagem para um destino, é essencial conhecer o ponto de partida. Assim como a primeira coisa que fazemos é olhar para o marcador de GPS para orientar a nossa localização atual antes de começarmos a dirigir, os comitês precisam entender onde a empresa está agora – o estado atual dentro e fora. Com o COVID-19 provocando novas formas de operação, os conselhos e as equipes de gestão devem reavaliar para entender as mudanças já em andamento.
Em todos os setores, o ecossistema de negócios e a forma como as partes se comunicam mudaram em um ritmo que poucos esperavam, mas muitos concordam que, em última análise, é para melhor. Ajudar os comitês de inovação a ver o cenário atual e o estado da inovação conectando-os sistematicamente com o ecossistema externo é uma prática que vale a pena considerar.
Como o comitê deve supervisionar a jornada de inovação?
Uma vez que o destino e os pontos de partida são determinados, é necessário um itinerário para fornecer orientação ao longo do caminho. Quando a jornada está no caminho da inovação, os comitês estão dedicando mais tempo e consideração para apoiar o CEO e sua equipe.
Em termos de como os membros do comitê podem melhor supervisionar, os exemplos compartilhados incluem ter uma mentalidade de aprendizado contínuo como diretor e buscar novas fontes de informação para “acompanhar as macrotendências que ajudam você a ver ao virar da esquina”.
É importante que todos os membros do comitê de inovação se familiarizarem com questões emergentes em operações, supply chain, capacitação digital e tecnológica, cyber segurança e ESG. Naturalmente, a consequência é a necessidade do conjunto certo de habilidades gerais e diversidade de pensamento para o próprio comitê. A necessidade de avaliar as habilidades e o pensamento para identificar lacunas no conhecimento e na diversidade cognitiva está na lista de tarefas.
Como acompanhamos e permanecemos flexíveis ao longo do caminho?
Como em qualquer viagem de carro, pode haver desvios e engarrafamentos ao longo do caminho da inovação. E podemos chegar ao destino apenas para descobrir que podemos querer ajustar ligeiramente os planos agora que vemos o destino. Assim como nos certificamos de que estamos lendo os sinais de trânsito e monitorando o progresso geral em direção ao nosso destino, os comitês podem fornecer supervisão e lembretes sobre para onde a empresa está indo.
Os comitês estão ajudando as empresas a se prepararem para uma jornada de inovação bem-sucedida
Inovar para permitir o crescimento futuro neste ambiente de negócios incerto é uma prioridade. Sem ele o comitê de inovação, as empresas simplesmente terão dificuldade de entregar valor suficiente aos stakeholders que estão redefinindo as apostas com foco em questões de longo prazo, como ESG.
Os conselhos de liderança estão orientando as equipes de gerenciamento e supervisionando essa jornada de inovação, definindo para onde a empresa quer ir, entendendo sua posição atual, definindo o tom e as expectativas e lendo os sinais ao longo do caminho.
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