É de conhecimento que as plataformas de BI estão inovando a gestão de diversas instituições, pois permitem a análise de dados facilitada, levando a uma tomada de decisão estratégica.
Mas você sabia que essa tecnologia já chegou no setor da saúde e está transformando o modo com que a saúde é gerenciada? Para descobrir mais sobre isso, confira o artigo abaixo!
O que são plataformas de BI e qual a importância?
É provável que você já saiba, mas BI vem do inglês Business Intelligence.
O Business Intelligence trata-se de um processo que coleta dados das operações e vai além: armazena esses dados e realiza o tratamento e a análise deles.
Conforme dito, os dados referem-se às operações da própria empresa. Ou seja, proporcionam um diagnóstico preciso sobre a atual situação das operações e auxiliam diretamente na gestão em saúde.
Isso garante informações que podem mudar a forma com que uma instituição é gerenciada. Assim, as plataformas de BI possuem potencial de transformar um negócio.
Isso porque, é com o BI que os dados são expostos, por meio de gráficos e indicadores, por exemplo.
Portanto, as plataformas de BI devem ser aliadas das instituições para análise de dados e tomada de decisão estratégica.
Abaixo, vamos discorrer de forma aprofundada sobre a importância do BI na saúde. Confira!
Qual a importância das plataformas de BI na saúde?
As plataformas de BI na saúde possuem grande valor para as instituições e para os pacientes.
Na prática, o uso dessa tecnologia garante não só uma análise inteligente dos dados, mas também a redução dos custos, identificação de oportunidades para o negócio e prevenção de riscos para a instituição e para a saúde dos pacientes.
Todos estes fatores listados possuem potencial de transformar a saúde. E, na verdade, é isso que está acontecendo.
Como as plataformas de BI estão transformando a saúde
Avanços tecnológicos sempre fizeram parte da saúde, principalmente no contexto de desenvolvimento de exames diagnósticos mais precisos, na análise de amostras biológicas ou na criação de novos medicamentos e vacinas, por exemplo.
Entretanto, há algum tempo podemos observar uma nova tendência na saúde: a tecnologia como aliada no gerenciamento das instituições.
E é aqui que as plataformas de BI entram.
Pensamos juntos: tornou-se comum para nós organizarmos nossas vidas com auxílio da tecnologia, utilizando um aplicativo de agenda e sinalizando cada um dos compromissos e reuniões do dia, por exemplo.
Para um hospital não é diferente: tem se tornado cada vez mais comum que gestores de saúde façam a gestão dos pacientes por meio de um software que não só organiza os processos, como também proporciona indicadores da operação.
Na prática o cenário é animador e extremamente benéfico para ambas as partes envolvidas: a instituição de saúde e nós, os pacientes.
Isso porque a tecnologia traz ganhos para os dois lados.
Ganhos para a instituição
A instituição ganha pois consegue gerenciar de forma mais eficiente os processos.
Assim:
- Gastos desnecessários e possíveis fraudes podem ser identificados com o uso do BI e, posteriormente, são solucionados;
- Com a análise dos dados, os recursos da instituição, sejam eles financeiros ou humanos, são direcionados para onde realmente precisam;
- A integração de informações e a automatização dos processos minimizam erros e padronizam os procedimentos da instituição;
- Os índices de qualidade e satisfação com a instituição aumentam, pois o aprimoramento da gestão reflete diretamente no serviço prestado aos beneficiários.
Ganhos para o paciente
O paciente ganha pois recebe um atendimento mais eficiente, rápido e assertivo.
Assim:
- A experiência do paciente é otimizada, pois ele consegue um atendimento mais rápido, direcionado ao que realmente precisa naquele momento, agregando muito valor para a sua saúde;
- O direcionamento correto de recursos reflete nos pacientes que recebem maior atenção dos profissionais ou mesmo um auxílio no meio digital, por meio do site do plano de saúde, por exemplo.
Dessa forma, as plataformas de BI estão transformando a gestão em saúde por meio do aumento da eficácia nos processos.
Um exemplo disso é o Carefy, uma plataforma de gestão de pacientes internados e auditoria em saúde, que oferece mais de 60 indicadores de gestão em saúde para as instituições.
Para conhecer mais sobre a tecnologia que está aumentando a eficiência das instituições, leia o artigo “A startup de saúde que você precisa conhecer: Carefy” clicando aqui.
Deixe um comentário