Gerente de inovação: o que faz e quais suas habilidades

Gerente de Inovação é o elo perdido e a resposta para transformar ideias em realidade. Eles(as) sabem como pegar ideias cruas, colocar carne nos ossos, dar vida às coisas e trazê-las para a luz. Esses(as) profissionais são inestimáveis porque pegam inovações, as colocam em funcionamento e as enviam para o resto da equipe.

O que é inovação?

A inovação representa a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou processo, um novo método de marketing ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, organização do local de trabalho ou relações externas. De acordo com essa definição, quatro tipos de inovação podem ser identificados:

• Inovação de produto (a introdução de um bem ou serviço que é novo ou significativamente melhorado em relação as suas características ou usos pretendidos, incluindo melhorias relevantes nas especificações técnicas, componentes e materiais, software incorporado, facilidade de uso ou outras características funcionais);

• Inovação de processo (é a implementação de um método de produção ou entrega novo ou muito melhorado, incluindo mudanças importantes em técnicas, equipamentos e/ou software);

• Inovação de marketing (a implementação de um novo método de marketing que engloba mudanças importantes na design ou embalagem do produto, colocação do produto, promoção ou preço do produto);

• Inovação organizacional (a implementação de um novo método organizacional nos negócios da empresa práticas, organização do local de trabalho ou relações externas).

Estratégias de inovação

A fim de desenvolver uma compreensão profunda das principais questões estratégicas das organizações e da história que as trouxe à existência, e desenvolver a orientação estratégica correta para o processo de inovação, Langdon Morris elaborou o plano mestre de inovação no qual ele definiu as forças motrizes para a mudança e inovação.

De acordo com o autor as forças motrizes são: a revolução digital, a midiatização social através da sociedade, a globalização, o mundo turbulento, a aceleração, ou seja, correr mais rápido para permanecer no mesmo lugar.

Para transformar uma invenção em inovação, várias atividades complementares são necessárias, como mudanças organizacionais, treinamento em nível de empresa, testes, marketing e design. A inovação nos dias de hoje não se limita apenas à investigação e desenvolvimento (I&D), embora esta continue a ser um elemento essencial.

As principais prioridades para a política de inovação, como parte de uma estratégia de inovação, são:

• Capacitar as pessoas para inovar;

• Liberando inovações;

• Criar e aplicar conhecimento;

• Aplicando a inovação para enfrentar os desafios globais e sociais;

• Melhorar a governança e mensuração das políticas de inovação.

As ações que precisam ser tomadas para desbloquear inovações são:

• Fomentar o empreendedorismo;

• Melhorar o acesso ao financiamento;

• Construir as bases para a inovação nos negócios com condições de enquadramento sólidas;

• Fomentar mercados para bens, serviços e processos inovadores;

• Fomentar pesquisas públicas fortes e eficazes;

• Investir em uma infraestrutura de suporte ao conhecimento;

• Fomentar fluxos, redes e mercados de conhecimento eficientes;

• Liberar inovação no setor público;

• Fomentar a cooperação internacional;

• Enfrentar os principais desafios através da inovação: alterações climáticas, saúde e segurança alimentar;

• Preencher a lacuna no desenvolvimento econômico por meio da inovação.

O que faz um gerente de inovação?

O gerente de inovação têm a tarefa de criar a estratégia e a cultura necessárias para que os funcionários experimentem os recursos certos no nível certo para apoiar essa experimentação. 

Os gerentes de inovação são hábeis em gerenciamento de projetos, pensamento estratégico e liderança. São capazes de fomentar a criatividade individual e coletiva, além de serem capazes de criar processos e procedimentos de ideação, prototipagem e produção.

As organizações também esperam que os indivíduos em toda a sua gestão e cargos executivos demonstrem características e habilidades de um gerente de inovação para ajudar a organização a crescer e ter sucesso.

Empresas com visão de futuro, conhecidas por práticas inovadoras, reconheceram por décadas que a gestão da inovação pode ser aprendida e, como tal, treinaram seus gerentes em inovação. Os gerentes de inovação tendem a ser criativos e visionários, com capacidade de ver oportunidades e perspicácia de negócios para conduzir ideias desde o estágio visionário até a produção.

O papel de um gerente de inovação

• Solucionadores de Problemas 

Grandes gerentes de inovação prosperam quando tem problemas para resolver. Eles são talentosos em trabalhar com complexidades e quebra-cabeças e são atraídos por situações que exigem esse tipo específico de pensamento.

• Adaptável à Situação dos Negócios

Quando as prioridades mudam, isso não os estressa, é onde eles florescem. Geralmente têm planos B, C e D pensados com bastante antecedência e são rápidos em apresentar alternativas. Isso é vital em um ambiente empresarial onde as coisas estão mudando rapidamente e as novas demandas do mercado são constantes.

• Excelente Comunicação 

Eles são ótimos em entender as pessoas e suas necessidades, o que, por sua vez, permite vendê-los em projetos e cronogramas para manter as coisas em movimento. Eles sabem como posicionar as coisas de forma que a outra pessoa possa receber a informação sem sentir uma sensação de estresse ou ansiedade.

• Focado em resultados 

Gerentes de inovação qualificados entendem a importância de conectar as pessoas ao resultado final. Eles(as) são engenhosos: se um caminho não funcionar, eles tentarão outra coisa, e se um determinado recurso não funcionar, eles encontrarão outro. Eles(as) são incrivelmente competentes em usar o que está ao seu redor ou encontrar novos recursos para ajudá-los a alcançar seus objetivos.

• Formador de Equipe

Os melhores gestores de inovação estão cientes de que a parte mais importante de qualquer projeto são as pessoas, por isso garantem que a equipe esteja bem preparada e equipada. Eles(as) entendem a importância de comunicar o que está acontecendo com antecedência.

• Facilitadores e Conectores

É muito fácil, mesmo nas melhores empresas, que equipes e projetos fiquem isolados e operem como silos. Os gerentes de inovação estão cientes disso e certificam-se de atrair talentos de diferentes partes da empresa. Eles(as) adoram fazer coisas novas acontecerem e transformar ideias em realidades.

• Multi-habilidades

Grandes gerentes de projeto são normalmente são generalistas ao invés de especialistas. Eles(as) operam a partir de uma grande variedade de capacidades e são aprendizes ávidos. Eles investem em aprender sobre as coisas apenas na medida necessária para manter seus projetos em andamento e encontrar o talento e as habilidades necessárias.

• Visionário(a)

Em primeiro lugar, esses profissionais terão uma visão clara de onde querem estar e o que desejam alcançar. Grandes pessoas têm uma visão e estão empenhadas em alcançá-la. Os líderes têm uma visão e recrutam as pessoas certas para alcançá-la. Os gerentes do futuro gastarão um tempo considerável acertando sua visão e depois liberando outros para alcançá-la.

• Agente de mudança

Os gerentes precisam ter a capacidade de entender, direcionar e facilitar a mudança. Eles precisarão de pensamento estratégico e capacidade de superar os detalhes. Eles precisarão não apenas gerenciar finanças e produzir tecnologia, mas também configurar os processos de mudança adequados com seus recursos humanos para promover flexibilidade com inovação.

Assim, o gestor precisará ser um ouvinte, comunicador, educador e inspirador que possa criar a atmosfera certa em vez de tomar todas as decisões. Acima de tudo, eles precisarão estar seguros para capacitar as pessoas a fazer o trabalho na linha de frente. Lealdade à visão e não aos detalhes de execução será uma obrigação.

• Risk Taker (Tomador de riscos)

A pirâmide de poder deve ser virada de cabeça para baixo para que a distribuição de papéis seja radicalmente diferente. A pirâmide deve ser achatada de uma vez por todas. O cliente e a equipe devem ser vistos como o foco duplo da gestão. O papel do gerente será, então, avaliar criticamente todas as estruturas e tradições que impedem a equipe de atender os clientes. O papel do gerente será ajudar a equipe de linha de frente a fornecer atendimento ao cliente para manter a vantagem competitiva e capacitá-los de todas as maneiras possíveis.

• Criatividade e Aproveitar Novas Oportunidades

O gerente de inovação precisa ser altamente criativo para vislumbrar novos nichos de mercado, saltar ou partir em torno de obstáculos e acima de tudo perseverar para alcançar os resultados finais. Os gestores devem ser extremamente habilidosos conceitualmente, bem como articulados e politicamente conscientes. Em certo sentido, eles precisarão ser decididos com paixão para ver suas ideias se tornarem realidades concretas. Uma maneira de garantir o sucesso a longo prazo é selecionar, recrutar e reter a equipe certa.

Como desempenhar um bom trabalho?


Um dos principais desafios dos gerentes de inovação é garantir a fluidez e o ritmo dos projetos da área, uma vez que em considerável parte das companhias, as áreas de inovação não gozam de grandes recursos para investimento em ferramentas ou mão-de-obra.

Assim, os profissionais responsáveis pela cadeira não conseguem se deslocar totalmente de tarefas operacionais como a gestão próxima de experimentos, acompanhamento de chamadas de inovação aberta, execução de programas de ideias.

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