Como todos os negócios, as startups podem se beneficiar de planejamento e análise. Use um mapeamento de startups como plataforma de visualização de inicialização. Deixe que os detalhes do seu empreendimento sirvam como diretrizes que iluminem um caminho para novos empreendimentos.
É muito típico medir ecossistemas maduros de startups em termos de novas startups, startups em crescimento, investidores, investimentos, saídas, etc. para atrair outras pessoas relevantes, investidores, grandes empresas, mais empreendedores e outros stakeholders.
Esses indicadores são, no entanto, o resultado de muitas atividades menores presentes em um ecossistema de startups que contribuem para esses resultados de nível superior – pois qualquer ecossistema de startups é a soma de múltiplas variáveis de uma equação desequilibrada inerente às interações do próprio ecossistema de startups.
Então, como você pode perceber, você precisa de muita informação para falar sobre o amadurecimento dos ecossistemas das startups. Mas acima de tudo, você precisa de um bom entendimento e análise do ecossistema de startups em diferentes níveis e mapeá-lo geralmente é um bom ponto de partida para definir novas estratégias e alcançar um melhor desenvolvimento econômico.
Benefícios do mapeamento de startups
A conscientização sobre os ecossistemas de startups é crucial não apenas para startups, investidores e comunidade empreendedora, mas também para governos e grandes corporações. Compreender os ecossistemas de startups beneficia os tomadores de decisão e os coloca em uma posição para que possam crescer seus ecossistemas. Um próspero ecossistema de startups impulsiona a economia, cria um pool de talentos e gera empregos localmente.
Análise e relatórios
Uma compreensão detalhada dos pontos fortes e fracos de um ecossistema de startups é um componente-chave para o processo de desenvolvimento do ecossistema.
Mapear as iniciativas que já existem oferece uma visão pontual do desenvolvimento de um ecossistema. Isso fornece uma linha de base importante para medir e relatar o progresso.
Quando essas iniciativas são categorizadas e sobrepostas a estruturas de desenvolvimento de ecossistemas, você pode começar a ver áreas de força e fraqueza.
Essa visão panorâmica do ecossistema pode informar a tomada de decisões estratégicas e orientar o financiamento para iniciativas de maior impacto ou aquelas que preenchem uma lacuna.
Auxiliar fundadores
A jornada de um fundador de startup é extremamente desafiadora. Descobrir as iniciativas e recursos projetados para apoiá-los não deveria ser.
Facilitar a descoberta de opções de suporte, beneficia tanto os recém-chegados quanto os fundadores experientes. Mesmo a iniciativa ou recurso mais conhecido é muitas vezes desconhecido para muitos.
O desafio aqui (além de mantê-lo atualizado) é encontrar um equilíbrio entre ser abrangente sem sobrecarregar. Ele precisa ser apresentado em uma estrutura que tenha em mente um fundador com pouco tempo.
Uma breve visão geral da iniciativa e um link para um site são 10 vezes mais úteis do que apenas o nome da iniciativa. Categorias como estágio, indústria/setor e tipo de suporte podem ajudar os fundadores a determinar rapidamente as iniciativas relevantes.
Promova o ecossistema
Mapear seu ecossistema de startups pode ser uma ótima maneira de mostrar a vitalidade de sua comunidade de startups.
Tornar mais fácil para os visitantes e principais interessados ver todas as iniciativas disponíveis para os fundadores em um piscar de olhos pode ser altamente impactante na mudança de percepções.
Os ecossistemas de startups geralmente são compostos por uma série de iniciativas independentes. Muitas vezes é surpreendente ver o quanto está acontecendo quando tudo é visível em um só lugar.
Além disso, pode criar uma história mais coesa para que as principais partes interessadas promovam os sucessos do ecossistema.
Criar senso de unidade
Os ecossistemas de startups geralmente são compostos por um conjunto diversificado de iniciativas fragmentadas. A exibição de todos eles em um só lugar cria uma sensação de conexão e unidade.
As equipes que administram organizações de apoio ao empreendedorismo costumam estar tão sobrecarregadas e focadas no que estão entregando que não conseguem ver a floresta pelas árvores.
Fornecer uma visão panorâmica de um ecossistema é uma maneira útil de lembrar as principais partes interessadas de que há uma infinidade de organizações de apoio que compõem qualquer ecossistema empreendedor.
Tornar as iniciativas de suporte facilmente detectáveis pode levar a oportunidades de colaboração, minimizar a duplicação desnecessária de iniciativas de suporte e criar um senso de trabalho conjunto em direção a um objetivo comum de apoiar os fundadores locais.
A Importância do mapeameto de startups
O objetivo da listagem ou mapeamento de startups é conectar e promover a colaboração entre grupos com ideias semelhantes para apoiar as startups e ajudar a aumentar a comunidade de startups.
Compartilhe informações e ideias
Por sua forma interativa, o mapeamento facilita o compartilhamento de atualizações sobre o que sua comunidade local tem feito recentemente. Provavelmente um dos maiores desafios que os ecossistemas de startups enfrentam é que eles não transmitem o suficiente, e sim mantêm todos os eventos, programas de aceleração, novos players de startups e oportunidades em um círculo fechado.
Consequentemente, para as pessoas de fora desse círculo, essas informações são de difícil acesso e a maioria dos novos participantes pode não ter chances de quebrar essa barreira. Ao colocar tudo no mapa, sua comunidade local pode se envolver totalmente nas atividades da startup, fazer networking e compartilhar ideias com as pessoas que estão ardendo de entusiasmo para criar algo revolucionário também.
Aproveite as oportunidades
O mapa do ecossistema de inicialização não apenas ajuda a atualizar as mudanças recentes que acontecem na comunidade, mas também dá acesso aos recursos do ecossistema de inicialização.
Aceleradores, espaços de coworking, startups e muito mais, todos podem ser encontrados no mapa, e todos podem acessar essas informações de acordo com suas necessidades. Também pode ajudar a economizar muito tempo gasto tentando reinventar a roda.
A prática comum afirma que, devido à falta de informações sobre os projetos existentes, muitos fundadores de startups desperdiçam muito tempo e dinheiro para descobrir apenas que o projeto “revolucionário” em que trabalham com tanto afinco já foi lançado há tempos por outros empreendedores.
Mapa para atrair talentos
A era do nômade digital encorajou empreendedores de todo o mundo a seguir um estilo de vida nômade e procurar um lugar fora do país. Talentos de todo o mundo procuram um destino perfeito onde possam transformar as suas ideias de negócio num projeto para toda a vida.
Nesse caso, muitos fundadores de startups antes de se mudarem contam com mapas do ecossistema de startups onde podem aprender sobre uma determinada comunidade, novidades atuais, programas de apoio e organizações, bem como atividades de startups.
A localização com um mapa do ecossistema de startups atualizado tem muito mais chances de atrair talentos estrangeiros do que aquela sem e pode servir como uma ótima fonte para os expatriados decidirem se querem se mudar para lá ou procurar outro lugar.
Soluções para construir um mapa
Ao mapear um ecossistema de startups, há algumas opções para escolher. O Google Maps é uma ferramenta pública que permite colocar lugares, organizações e outros recursos. Portanto, ao contrário das soluções de mapeamento profissional, ele pode ser relevante apenas se você estiver procurando por algo temporário, muito básico e que não precise ser atualizado regularmente.
Conclusão
O mapeamento de startups apresenta pontos fortes e oportunidades, além de ajudar a identificar os pontos fracos. Um mapa atualizado fornece uma visão geral da situação atual em um determinado ecossistema de startups, capacita seus players e atrai talentos estrangeiros.
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