Como estruturar um planejamento para transformação digital

Realidade no mundo há algum tempo, é inegável que a Transformação Digital (TD) ganhou mais impulso no Brasil após o início da pandemia de covid-19 e se tornou um bem de consumo totalmente relevante. A população como um todo passou a ter mais experiências digitais e, para as empresas que estavam preparadas, foi bem positivo. Mas muitas empresas ainda não ofereciam soluções digitais para atender a demanda crescente e tiveram dificuldade para oferecer boas experiências e serviços para seus clientes.

A pesquisa Raio-X da Transformação Digital no Brasil em 2021, realizada pela Samba Digital, obteve mais de 100 respostas em assuntos como: o progresso da digitalização, estágio da Transformação Digital, cultura da inovação e investimentos em tecnologias. Ela aponta que 30,5% das empresas estão desenvolvendo uma estratégia de Transformação Digital, enquanto 45,7% já estão em processo de implantação.

Um dos fatos interessantes desta pesquisa é que todas as empresas que faturam mais de R$ 1 bilhão estão em processo de implantação de sistemas de TD. Ou seja, a digitalização nas empresas está em destaque e em avanço, o que impacta diretamente todos os departamentos da empresa e, também, a sociedade.

Tendências da transformação digital

A pesquisa apontou algumas fortes tendências que já estão acontecendo no mercado. Entre elas, a força do trabalho remoto (o que possibilita a Liquid Workforce e processos de metodologias ágeis), relações mais digitais entre clientes e empresas e revisão de processos internos e jornada do cliente com foco nas receitas.

O processo de Transformação Digital acabou se tornando uma corrida contra o tempo para que as empresas ajustem processos de implementação. Assim, é uma forma de estar à frente e mostrar seu diferencial em um mercado tão competitivo.

Investimento em transformação digital

Um dos itens da pesquisa diz quanto as empresas estão investindo para se adequar à nova realidade. Mais de 62% das empresas esperar investir entre 10% a 30% do seu faturamento em Transformação Digital só em 2021. Já 16,3% das empresas pretendem disponibilizar de 30% a 50%.

Análise de Métricas (Analytics), Computação em Nuvem (Cloud Computing) e Arquitetura de Sistemas são as frentes que mais as empresas pensam em aplicar os processos de Transformação Digital. Computação em Nuvem exige um investimento mais barato no início e traz resultados significativos para as empresas, como otimização e segurança.

Desafios da transformação digital

O processo de Transformação Digital pode ser bem desafiador para empresas mais tradicionais, porque é preciso fazer com que todos os seus processos se tornem digitais, além de promover uma cultura e mindset digitais. Para isso, é preciso ter certa disposição em deixar velhas formas de trabalho de lado e se abrir para o novo.

A pesquisa, porém, aponta outros desafios bem palpáveis. A falta de investimento pode ser um problema para 17% das empresas. Em uma quantidade menor, 2,9% das empresas tem por problemas de segurança.

Como estruturar um planejamento para TD a médio e longo prazo

Para se estruturar a médio e longo prazo em um sistema de Transformação Digital é preciso passar por um processo de mudança de mentalidade. Entender que, mesmo que haja pouca verba para investimento alto no momento, se libertar de processos analógicos é preciso. Se reinventar e se transformar preciso ser uma prioridade!

Hoje não existe mais uma divisão de empresas de tecnologia e empresas não-tecnológicas. Porque qualquer empresa precisa otimizar seus processos por meio da Transformação Digital, independentemente de qual setor ela atua.

Portanto, alguns especialistas apontam que a implantação de processos de Transformação Digital nas empresas já deve focar no médio prazo. Quanto antes, melhor.

Mesmo que possa parecer intimidante no início, há alguns pontos que podem ajudar a estruturar um planejamento de implementação de Transformação Digital

Criar um roteiro de tecnologia para negócios

O início de qualquer projeto de implantação começa no roteiro e no planejamento. Os líderes devem, primeiro, desenvolver e alinhar uma visão digital para sua organização, observando o que está acontecendo ao seu redor. É preciso mapear suas capacidades, fazer uma estimativa dos recursos necessários e de possíveis parcerias.

Desenvolver e identificar talentos

Os líderes devem identificar os profissionais necessários para uma organização digital e, em seguida, desenvolver seus talentos internos. As seguintes áreas devem ter atenção:

  • Estratégia. Pensar com estratégia é avaliar as necessidades, talentos e identificar pontos de melhorias. Assim, é possível saber se é possível melhorar as habilidades dos membros da equipe para ser bem pontual no momento de recrutar reforços com contratações externas.
  • Estrutura. As empresas vão precisar de uma nova estrutura de implantação para integrar novos membros da equipe digital à organização.
  • Habilidades. Introduzir programas de aprendizagem digital para aumentar o conhecimento e as capacidades em toda a organização devem fazer parte do escopo de trabalho.
  • Sistemas. Implantar sistemas e aplicativos como ferramentas de gerenciamento de fluxo de trabalho para aumentar a produtividade e diminuir falhas.

Adotar uma metodologia ágil

Mudar sua forma de organização de trabalho para uma metodologia ágil já é um grande avanço no processo de Transformação Digital, já que mudanças profundas acontecem em todos os níveis. Um local de trabalho ágil requer uma abordagem mais colaborativa e integração de equipes. As empresas também devem criar ambientes de inovação para testar novas abordagens e fazer melhorias sempre que os projetos apresentarem tendência de falha.

Focar no gerenciamento e enriquecimento de dados

Sem insights robustos e baseados em dados, a maioria dos CEOs tem dificuldade em identificar ações prioritárias e encontrar sinergia entre as linhas de negócios. Para reverter essa situação, as empresas devem considerar prestar atenção no gerenciamento de dados, como: que tipo de governança de dados é essencial?; como devem priorizar as soluções de dados?

Unir dados de clientes, produtos, vendas e transações em uma base sólida que produz insights significativos pode ser uma solução para ajudar os engenheiros que estão tentando aprimorar recursos diferentes.

Como já foi mencionado, essas ações só terão sucesso na implantação de Transformação Digital nas empresas se antes os gestores adotarem a mudança de mentalidade em relação os recursos digitais e as transformações que eles trazem.

As mudanças devem se concentrar na criação de um ecossistema digital integrado, em vez de desenvolver soluções isoladas. As iniciativas digitais de transformação devem, também, ser supervisionadas para ter resultados no médio prazo.

Precisa de ajuda para promover a Transformação Digital na sua empresa? Fale conosco! Podemos desenvolver uma trilha completa de TD ou focar em áreas estratégicas de acordo com a demanda da sua empresa.



Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *