Tipos de Inovação: Descubra as Principais Formas de Transformar o Mercado

É comum que o termo inovação seja associado a tecnologia, inovações tecnológicas, grandes descobertas. Mas, na verdade, existem inúmeros tipos de inovação e diversas formas de aplicá-los em uma empresa ou negócio.

A maioria dos tipos de inovação são melhorias menores e graduais em produtos, processos e serviços existentes. Algumas inovações podem ser invenções tecnológicas ou modelos de negócios inovadores que transformam as indústrias.

Como o ambiente e as necessidades de seus clientes estão em constante mudança, você precisa ser capaz de melhorar diferentes áreas do seu negócio para resolver problemas emergentes e continuar criando valor para esses clientes que querem se reinventar.

Portanto, saber quais tipos de inovação existem pode auxiliar na tomada de decisão de quais são mais adequadas para sua empresa. Compreender e focar nos potenciais inventivos não apenas ajudará você a responder a essas necessidades em constante mudança, como também permitirá que você aprimore sua capacidade de fazer o negócio crescer.

Inovação x tecnologia

O primeiro passo é entender que existe uma grande diferença entre inovação e tecnologia. A tecnologia é um dos meios para transformar a inovação em realidade para o seu negócio. Quando bem aplicada, ela se torna uma ferramenta potente, facilitando conexões, encurtando espaços e colocando em prática ideias geniais.

Dentro desse cenário, podemos classificar inovação considerando dois graus principais:

Inovação radical ou disruptiva

As inovações radicais oferecem uma solução alternativa que, em sua grande maioria, requerem novos recursos que as empresas tradicionais não necessariamente possuem, adicionando novidades aos produtos e serviços que os clientes buscam e desejam.

Além disso, esse grau de inovação é responsável por causar um grande impacto mercadológico, reestruturando inclusive a atividade econômica como um todo.

Portanto, aqui estabelecem-se grandes investimentos. Embora os riscos sejam grandes, há um grande potencial de crescimento se o mercado aderir ao produto.

Inovação incremental

A maioria das inovações são melhorias incrementais, graduais e contínuas nos conceitos, produtos ou serviços existentes no mercado. Ou seja, as inovações incrementais são apenas um pouco melhores do que a versão anterior do produto ou serviço e traz pequenas variações na formulação de um produto existente ou método de entrega do serviço.

Os produtos podem ser menores, mais fáceis de usar ou mais atraentes sem alterar sua funcionalidade principal e os serviços podem se tornar mais eficientes por meio de melhorias constantes.

Uma possível desvantagem é que as inovações incrementais não causam necessariamente um grande impacto, muitas vezes passando despercebida pelo mercado, clientes, concorrentes e fornecedores.

Inovação não pode ser vista como uma parte da empresa, um membro do corpo da organização. Ela precisa correr pelas veias e movimentar todo o sistema de gestão do negócio.

Quais são os principais tipos de inovação? 

Existem alguns tipos de inovação descritas no Manual de Oslo e que se caracterizam como potenciais formas de implementação do conceito na prática. Vamos conhecê-los?

Inovação de produto

A inovação de produto é provavelmente a forma mais comum de inovação e se refere a melhorias nas características de desempenho e atributos do produto. Ele também pode usar componentes diferentes dos produtos fabricados anteriormente.

As inovações de produto são sempre tangíveis, podem envolver novas tecnologias ou podem ser construídas com base na combinação de tecnologias existentes.

Inovação de processo

A inovação de processo geralmente se refere à implementação de um método de produção ou entrega novo ou significativamente melhorado. Também pode estar diretamente relacionado às mudanças técnicas, de softwares e de equipamentos.

Um dos principais, e mais importante, objetivos atrelados à inovação de processo é a economia de tempo, dinheiro ou para atender melhor os clientes.

Inovação de marketing

Para que uma inovação seja bem-sucedida, as pessoas precisam ser capazes de encontrá-la e se beneficiar dela. O principal objetivo de uma inovação de marketing é abrir novos mercados ou aumentar a sua participação.

No entanto, é considerada uma inovação de marketing os casos em que ocorrem mudanças significativas no mix de marketing tradicionais – preço, produto, promoção e localização.

Inovação organizacional

A inovação organizacional são as que provocam mudanças internas com impactos no ambiente externo ou vice-versa.

A sua implementação gera melhorias no desempenho da empresa, como estimular a satisfação no local de trabalho, reduzir custos de suprimentos, além do acesso a ativos não transacionáveis.

Por que sua empresa deve inovar?

Os inovadores mais ambiciosos encontram a combinação perfeita das opções de inovação e as aplicam da maneira mais coerente possível em suas organizações.

Embora algumas organizações queiram focar em tecnologias inovadoras e modelos de negócios transformadores, mesmo as inovações mais radicais precisam de melhorias contínuas e de pequenos passos dia após dia.

Portanto, você ainda pode causar um impacto, mesmo que se concentre apenas em melhorar o seu negócio principal.

Por exemplo, quando parte da cultura organizacional, a inovação pode aproximar transformações significativas no modelo de negócio e potencializar esforços que antes não tinham espaço. Isso porque a inovação representa vantagem competitiva para a sua empresa e ganhos intangíveis para os seus clientes.

Se você já está mais à frente em sua jornada de inovação, continue investindo no crescimento e conduzindo práticas de inovação em sua empresa. A Quiker pode te ajudar nessa caminhada conectando seu negócio às melhores iniciativas de inovação do mercado. Fale conosco!


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