Como analisar uma startup: entenda os conceitos

Atualmente obter e manter uma vantagem competitiva exige a implementação da inovação nas empresas e isso envolve em muitos casos analisar uma startup. Essa tendência é causada principalmente pelo rápido ciclo de desenvolvimento das tecnologias. Assim, há uma questão de adaptabilidade, especialmente no que diz respeito à introdução de inovação.

Se você é proprietário de uma nova empresa ou analisa startups, formar e manter parcerias estratégicas pode ajudá-lo a expandir seus negócios. Diz-se que 80% das empresas hoje confiam na criação de relações comerciais sustentáveis para gerar lucros. Os benefícios das alianças estratégicas incluem aumento de vendas, expansão da base de clientes e maior participação de mercado.

A importância de parcerias e Analisar Startup

A importância da cooperação interorganizacional está crescendo de forma constante. A cooperação desempenha um papel crucial no processo de criação de novos produtos e serviços, bem como em procedimentos inovadores.

As colaborações interorganizacionais facilitam o enfrentamento de mudanças instáveis, por exemplo, globalização e concorrência progressivas, o rápido ciclo de desenvolvimento de tecnologias, significativa difusão de know-how entre diferentes organizações e o impacto da transformação digital

Cooperação entre startups e grandes empresas

A cooperação permite que a empresa ganhe uma melhor posição competitiva no mercado. Em conjunto com os parceiros, pode desenvolver melhorias na oferta de mercado ou conhecer novos mercados. A cooperação está intimamente relacionada à proximidade da organização, mas isso não significa que tenham o mesmo nível de envolvimento ou tipo de atividade. Assim, é possível cooperar com entidades de variados portes e em distintos estágios de desenvolvimento.

Além disso, embora a competição ainda seja essencial para a inovação e o desenvolvimento econômico, cada vez mais há cooperação entre diferentes tipos de organizações e saber como analisar uma startup entra nesta conta! 

Novos produtos e processos inovadores não renderão valor sem comercialização. No entanto, a comercialização pode exigir acesso a recursos que a tornarão possível. Sem eles, isso pode não acontecer e as novas soluções não vão vir a luz. Entre os recursos necessários nesse processo estão listados, entre outros, a promoção e outras atividades de marketing, a reputação da organização, o suporte pós-venda ou mesmo o acesso à distribuição canais.

As startups costumam jogar a maioria dessas regras, o que pode dificultar ou até mesmo impossibilitar a comercialização das soluções que possuem. A cooperação pode, assim, facilitar o acesso a esses recursos. O aspecto inerente da inovação é um risco. No entanto, quando a cooperação é feita com outros atores, é possível arriscar o compartilhamento. As características de cooperação acima parecem ser particularmente interessantes para startups.

As relações cooperativas que as startups têm muitas vezes são fatores de sua probabilidade de sobrevivência. Ao colaborar com uma startup pequena e inovadora, as grandes empresas podem eliminar seus possíveis concorrentes o quanto antes. Esse tipo de cooperação também pode ajudar as corporações a melhorar seus próprios processos de desenvolvimento de produtos e testar novas ideias. 

Pode-se notar que as pequenas empresas tendem a ser mais inovadoras do que as grandes empresas por três motivos: (1) falta de burocracia arraigada, (2) mercados mais competitivos e (3) incentivos mais fortes.

De acordo com a Accenture (2015), pesquisas sobre os benefícios da colaboração entre startups e grandes empresas enfatizam habilidades e talentos, entrada em novos mercados e reciclagem em investimentos internos em P&D. Também é importante acelerar a inovação disruptiva na empresa e projetar produtos e serviços.

Como encontrar parcerias estratégicas

Um acordo de parceria estratégica típico é melhor definido como duas ou mais empresas trabalhando juntas para atingir um objetivo comum. As parcerias estratégicas podem proporcionar muitos benefícios à sua startup, como acesso a novos mercados, capital, tecnologia e clientes.

Mas como você identifica potenciais parceiros para sua startup? E depois de encontrá-los, como você forma e mantém uma parceria estratégica que beneficia ambas as partes? Para responder a isso, precisaremos considerar a importância de desenvolver alianças estratégicas.

As parcerias estratégicas são importantes por duas razões principais:

1) Eles podem ajudar uma startup ou um novo negócio a crescer rapidamente e 

2) podem ajudar a diversificar as ofertas de uma empresa.

Uma parceria estratégica pode ser uma situação vantajosa para ambas as partes envolvidas quando feita corretamente. Para formar uma parceria de sucesso, você precisa considerar algumas coisas.

Primeiro, você precisa identificar o que sua empresa procura em uma parceria. O que seu negócio precisa para crescer? Quais habilidades ou recursos faltam à sua empresa?

Depois de identificar suas necessidades de negócios, você pode começar a procurar um parceiro estratégico com as habilidades ou recursos específicos que você precisa para continuar crescendo.

Além disso, considere que pode haver uma empresa com a qual você gostaria de fazer parceria que compartilha objetivos semelhantes, mas você não deseja compartilhar ações com eles. Nós nos referimos a elas como alianças sem capital. Essas joint ventures permitem a ação colaborativa, mantendo a independência organizacional de cada parte, e nenhuma nova entidade de capital ou corporação é criada.

As parcerias não patrimoniais são apenas uma das muitas alianças estratégicas que podem ser consideradas se você ainda não estiver disposto a abrir mão de nada, mas ainda quiser a oportunidade de crescer.

Como identificar potenciais parcerias estratégicas

Ao identificar potenciais parcerias estratégicas, o primeiro passo é avaliar o que seu negócio precisa para crescer. O que um possível parceiro pode oferecer que sua empresa ainda não tem?

1) Procure empresas que complementam o seu negócio. Por exemplo, se você criou um aplicativo, talvez queira buscar várias parcerias de tecnologia para melhorar a usabilidade ou integrar outros recursos que o tornem mais fácil de usar.

2) Participe de eventos e encontros do setor. Os eventos são uma ótima maneira de conhecer parceiros em potencial pessoalmente e aprender sobre seus negócios.

3) Entre em contato com outras empresas nas mídias sociais. Use hashtags relacionadas ao seu setor ou poste sobre tópicos específicos que você acha que eles estariam interessados.

4) Procure empresas que ofereçam serviços ou produtos complementares. Essa pode ser uma ótima maneira de expandir seus negócios sem fazer todo o trabalho sozinho.

5) Procure empresas com valores e declarações de missão semelhantes. Ter valores semelhantes é fundamental para construir uma joint venture sólida.

Como avaliar potenciais parcerias estratégicas

1) Quais são seus objetivos de negócios? Como mencionado anteriormente, você deseja encontrar parceiros estratégicos que tenham os mesmos objetivos que você. Caso contrário, o relacionamento não terá sucesso.

2) Qual é a sua história? Faça uma pequena pesquisa sobre a empresa e verifique se eles são respeitáveis.

3) Quais são seus valores fundamentais? Certifique-se de alinhar com os valores da empresa. Caso contrário, a parceria provavelmente não será bem-sucedida. Encontre empresas parceiras que não apresentem prioridades conflitantes em relação aos princípios éticos de negócios.

4) Qual é o seu modelo de negócios? Ter um modelo operacional semelhante pode garantir que a empresa seja compatível com a sua.

5) Quais são seus pontos fortes e fracos? Criar listas de prós e contras ajudará você a determinar se a empresa se adequa ao seu negócio.

6) Quais são as suas capacidades? Isso inclui coisas como tamanho, recursos e experiência. Por exemplo, se você é uma empresa que vende produtos localmente, mas está ciente de que pessoas em outros locais estariam interessadas neles, você deve buscar parcerias na cadeia de suprimentos para colocar seus produtos na frente de um público mais amplo.

7) Qual é a sua estrutura de preços? Você não quer fazer parceria com uma empresa que cobra muito ou muito pouco por seus serviços.

8) Como a empresa se sente em relação ao risco? Algumas empresas estão mais dispostas a correr riscos do que outras. O compartilhamento de riscos é algo com o qual seu parceiro em potencial deve se sentir confortável, bem como os riscos associados ao seu setor.

Depois de determinar que um parceiro em potencial é adequado, é crucial criar um acordo por escrito ou uma proposta de valor conjunta descrevendo os termos da parceria. Este documento ajudará a evitar mal-entendidos no futuro. Ter uma aliança estratégica sólida é fundamental para o sucesso do seu negócio, então reserve um tempo para encontrar o parceiro certo.

Como solidificar parcerias estratégicas com Startups

Para firmar e solidificar parcerias estratégicas com outros negócios, é essencial fazer o seguinte:

1) Defina a parceria. O que ambas as empresas estão trazendo para a mesa? Quais são as responsabilidades de cada empresa? Analise como a empresa pode favorecer e como a Startup pode agregar nesse sentido.

2) Concordar em metas e objetivos. Ambas as empresas devem entender claramente o que esperam realizar por meio da parceria.

3) Defina expectativas. Analise a startup e certifique-se de que ambas as empresas entendam o que se espera delas e o que a parceria implica.

4) Crie um plano de comunicação. Fortes linhas de comunicação garantirão que ambos os negócios sejam mantidos informados sobre atualizações, mudanças e relatórios de progresso.

5) Ter um contrato formal em vigor. Este documento descreverá os termos e condições da parceria. Ter um acordo por escrito protege ambas as empresas em caso de disputas.

Formar um novo relacionamento comercial pode ser uma excelente maneira para startups e novos negócios crescerem, mas é essencial reservar um tempo para encontrar o parceiro certo. Ao avaliar cuidadosamente as necessidades da sua empresa e avaliar os parceiros, você pode formar um relacionamento estratégico que ajudará sua empresa a próspera.

Exemplos de parcerias de sucesso

Starbucks e Target: Em 1999, a Starbucks fez parceria com a Target para expandir seu alcance em novos mercados. Hoje, a Starbucks tem mais de 1.300 cafés nas lojas Target nos EUA.  A parceria foi um enorme sucesso e ajudou ambas as empresas a crescer rapidamente.

Uber e Spotify: Em fevereiro de 2014, Uber e Spotify anunciaram uma nova parceria que permitiria aos passageiros controlar o streaming de música em seus telefones enquanto viajam. Essa parceria foi uma grande vitória para ambas as empresas, pois deu aos usuários do Uber uma nova maneira de interagir com o aplicativo, e o Spotify ganhou mais exposição a novos usuários. A parceria foi bem sucedida desde o início e continua forte até hoje.

Walgreens & FedEx: Walgreens e FedEx são parceiros há mais de 15 anos. Eles fizeram parceria em várias iniciativas nesse período, incluindo o desenvolvimento de um novo sistema de entrega que permite que os clientes retirem seus pacotes nas lojas Walgreens. A parceria tem sido um grande sucesso para ambas as empresas e as ajudou a expandir seus negócios.

Embora muitas empresas de sucesso tenham alavancado parcerias estratégicas para criar crescimento simbiótico, nem sempre é um passeio no parque. Não hesite em entrar em contato com outras empresas para explorar possíveis parcerias, analisar uma startup através do TechCrunch, mas sempre certifique-se de que ambas as empresas se beneficiem igualmente do acordo.

Conclusão

Para auxiliá-lo no processo de analisar uma startup e encontrar a startup perfeita para parcerias na criação de produtos, serviços e tecnologias que sua empresa deseja desenvolver, temos a plataforma de inovação aberta da Quiker. Na plataforma é possível desenvolver programas de ideias, conectar-se a hubs de inovação, mapear startups, realizar chamadas de inovação aberta, conduzir processos de avaliação, gerenciar portfólio ou alocar squads de desenvolvedores. 

Nós temos os recursos necessários para guiar a sua organização passo-a-passo em uma estratégia de inovação bem sucedida. Todo processo será acompanhado de perto por nossos especialistas, que oferecem suporte durante toda a jornada.


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