Corporate Venture: inovação para o seu negócio

Podemos definir corporate venture como todas as ações que pequenos, médios e grandes negócios realizam para criar ou gerar iniciativas inovadoras e empreendedoras. Essa ferramenta passa a fazer parte dos modelos de gestão quando se vê a inovação como vantagem competitiva durante um longo período. Inovação aberta é uma necessidade e muitas empresas buscam suprí-las de diversas formas.

Tipos de inovação

Por um lado, muitas organizações decidem inovar por si mesmas. Por exemplo, por meio de departamentos como o de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) ou por meio de equipes multifuncionais de inovação de produtos. Essa busca constante por novos negócios e tecnologias podem auxiliar processos produtivos, inovar ferramentas e inclusive, desenvolver habilidades de colaboradores.

Outra forma é a aproximação de startups e scale-ups de aceleradoras, trazendo pra perto esse ecossistema empreendedor. Normalmente baseado em tecnologia, essa aproximação traz para o primeiro planos objetivos diferentes, como:

  1. Aproximar-se do mindset empreendedor
  2. Complementaridade dos negócios
  3. Garantir controle do processo de inovação
  4. Incorporar inovação na cultura da empresa

As vantagens desta abordagem incluem mais liberdade para operar sem burocracia corporativa e a capacidade da startup de também se tornar uma empresa autossustentável por si mesma – não apenas vendendo o produto ou serviço para a matriz corporativa, mas também para outras empresas, mesmo às vezes para a concorrência.

Logo, corporate venture pode ser traduzido como inovação colaborativa entre empresas e startups para desenvolver ideias e soluções transformadoras, nas quais ambos os lados assumem o risco e compartilham as recompensas.

A colaboração com startups fornece novos estímulos à inovação, além de oferecer benefícios estratégicos e financeiros significativos, desde que seja feito da maneira certa.

Iniciativas de Corporate Venture

A lógica fundamental por trás do surgimento do corporate venture é convincente: os recursos de inovação corporativa rapidamente se tornam obsoletos, agora que a tecnologia e os limites do setor mudam mais rápido do que as organizações podem absorver.

O fato é que a evolução digital proporcionou queda nos custos das tecnologias, desvendando soluções para problemas corriqueiros e aumentando a produtividade dentro das organizações. Por outro lado, também ocasionou a busca por soluções mais complexas aliadas a tecnologias disruptivas, que por consequência deixaram de atender os consumidores ativos das empresas.

Por isso, o protagonismo mercadológico por meio da inovação passou a ser fundamental e elemento principal dentro de organizações que pensam nas soluções do presente como potências para o futuro.

Existem algumas iniciativas de corporate venture para adotar na sua empresa. Vamos conhecer algumas delas:

  • Programa de inovação e evento inspirados no modelo hackathons. Um dos objetivos dessas maratonas pode ser a identificação de problemas internos a serem solucionados pelo próprio time envolvido com os processos.
  • Células físicas, espaços de coworking ou encontros virtuais onde a empresa e o colaborador possam compartilhar ideias, criações e soluções.
  • Laboratório de inovação e aceleração que buscam criar um ambiente de aprendizagem onde empreendedores possuem acesso direto a mentores.
  • Identificar oportunidades para negociar a aquisição de uma participação em startups e, assim, incorporar seu potencial inovador.
  • Spin-off: a unidade de negócio resulta na criação de uma nova empresa.
  • Aquisição de controle parcial ou total da empresa.

Para a sua implementação, são necessárias algumas boas práticas para que o projeto se mantenha sustentável e rentável dentro do negócio. Seguindo esses princípios estabelecidos, designando responsáveis, extraindo métricas e aplicando investimentos corretos é possível chegar a um modelo de corporate venture de sucesso.

Definição clara dos objetivos

Os resultados precisam estar alinhados com as estratégias a longo prazo traçadas pela empresa. Isso pode estar orientado dentro de um plano de negócios ou ser estabelecido dentro da proposta inicial da corporate venture, que pode estar relacionado a ganhos de imagem corporativa, reestruturação de recrutamento, criação de uma embalagem inovadora, entre outros.

Estabeleça os critérios reais de sucesso

O que parece expressivo para alguns, pode passar despercebido pelos outros. Isso pode gerar frustrações irreversíveis a empreendedores, gestores, colaboradores e startups contratadas. Por isso, estabeleça as métricas que serão avaliadas no final de cada ciclo e descreva quais são os ganhos mínimos que deverão ser obtidos durante o processo.

Organização estrutural

Antes de qualquer aposta, invista em organizar os processos internos. Entrar em um novo ecossistema demanda esforços sincronizados e muita energia. Para isso, sua empresa precisa estar com todos os processos bem estabelecidos para não sofrer com rupturas ou mudanças no meio do caminho. Apresente um equilíbrio entre o entendimento do ambiente empreendedor e da cultura corporativa.

Se abra para uma nova cultura

Alguns processos atuais dentro da empresa podem estar desalinhados com a velocidade que algumas decisões precisam ser tomadas dentro de uma corporate venture. O seu método de contratação, por exemplo, pode oferecer riscos a uma nova gestão que precisa contratar sem tanta burocracia. Esteja aberto a novas possibilidades e métodos para que as inovações abertas sejam geradas com grande potencial.

Vantagens do corporate venture para sua empresa

Uma empresa que aposta na inovação aberta consegue se manter competitiva, renovar seu ciclo produtivo com as melhores práticas tecnológicas e desenvolver produtos e soluções não só para oferecer ao seu nicho atual, mas ampliando seu mercado de atuação.

Essas movimentações geradas por corporate ventures garantem que o negócio se mantenha vivo e atualizado, além de proporcionar uma visão de cenários futuros e de esforços a serem desenvolvidos.

A Quiker sabe como implementar mudanças e operações na velocidade da inovação. Se sua empresa precisa desenvolver ações no presente que vão impactar positivamente o futuro, fale com a gente.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *