Diagnóstico de inovação: o que é e quais as vantagens?

A gestão da inovação tem sido considerada um elemento básico para o crescimento sustentável no longo prazo para as organizações. No entanto, a implementação de iniciativas que possam levar uma organização a ser mais inovadora requer uma investigação mais profunda sobre as lacunas que separam o estado atual de uma determinada organização da organização desejada. 

Nesse sentido, a aplicação de diagnóstico de inovação é uma forma útil de identificar essas lacunas e definir um plano de ação para o processo de mudança. Portanto, escolher uma ferramenta de diagnóstico adequada é uma decisão muito importante e uma empresa deve levar em consideração suas próprias especificidades e o propósito estratégico das iniciativas de gestão da inovação antes de realizar um diagnóstico. 

Conceitos de inovação e tipos de inovações

A inovação é definida como o reconhecimento de oportunidades para mudanças lucrativas e a exploração dessas oportunidades na prática empresarial, o que muitas vezes envolve novos produtos e serviços, mas também outros aspectos de uma operação comercial. Além disso, a inovação pode ser definida simplesmente como a exploração bem-sucedida de novas ideias. 

Por sua vez, Sawhney (2010) identificou doze diferentes dimensões para a inovação. Essas dimensões são associados a diferentes formas e oportunidades para uma empresa para inovar. O autor agrupa essas formas em quatro dimensões principais:

  1. O que é oferecido pela empresa (O que);
  2. Quais clientes são atendidos (Quem);
  3. Os processos empregados (como);
  4. Os pontos de mercado (Onde)

Vários autores percebem a inovação também em diferentes níveis de intensidade como básico, incremental intermediário, avançado incremental, arquitetônico, radical, entre outros. 

A inovação como um processo a ser gerenciado

Para uma empresa que visa inovar de forma sistemática e sustentável ao longo do tempo, é necessário que ideias e oportunidades percorram um processo organizacional. Por exemplo, Hansen e Birkinshaw (2017) descrevem a inovação representada por três fases: (1) geração de ideias, (2) seleção e desenvolvimento; e (3) difusão. Quando entendemos a inovação como um processo a principal implicação é a necessidade de gerenciá-la. 

Jonash e Sommerlatte (2012) propõem um modelo em que a inovação é tomada como um processo contínuo e sustentável no nível organizacional, que resulta da reflexão, mudança e aprendizado. Os autores argumentam que a empresa precisa alinhar e harmonizar os esforços de gestão de acordo com quatro elementos principais:

  • estratégia de inovação (em termos de plataformas, projetos e parceiros);
  • organização para a inovação (liderança, colaborações e alianças);
  • recursos de inovação (incluindo financeiros e humanos);
  • processo de inovação (abrangendo as etapas de ideação, desenvolvimento e comercialização).

Os autores destacam duas características fundamentais das empresas inovadoras: (1) a permeação da inovação por toda a empresa (desde fornecedores e acionistas até clientes finais, de forma a criar valor, gerar aprendizado e mudar a cultura vigente); e (2) a alavancagem de tecnologias e expertise para impulsionar a inovação sustentável, capturar vantagem competitiva por meio da construção de plataformas tecnológicas e novas competências.

Diagnóstico de inovação

Um diagnóstico organizacional é uma ferramenta que visa reunir informações relevantes para uma determinada mudança, desejada no ambiente organizacional. Esse tipo de ferramenta é útil para identificar e avaliar um conjunto de variáveis ou elementos que dão suporte a inferências sobre como a organização está (comparada a um status ou modelo ideal), também alimentam a capacidade gerencial e decisões sobre como deveria ser.

Portanto, uma ferramenta de diagnóstico de inovação é um instrumento de análise e avaliação de uma empresa no que diz respeito ao seu ambiente interno. Além disso, a utilização de tal instrumento deve levar em consideração as peculiaridades de cada organização e as peculiaridades observadas nos modelos conceituais que fundamentam isto.

Essa afirmação é corroborada por uma interessante analogia utilizada por Hansen e Birkinshaw (2017): “[…] nem a dose mais forte do melhor analgésico do mercado vai ajudar a consertar um osso quebrado”. Esses autores reforçam a necessidade de inovar os processos nas empresas, identificar seus desafios únicos e desenvolver formas de enfrentá-los.

A realização de um diagnóstico levaria uma equipe gerencial a um melhor nível de conhecimento sobre a empresa, auxiliando a equipe a determinar a melhor forma de intervenção para a situação retratada.

No entanto, existem várias abordagens para avaliar a capacidade e o desempenho das empresas em matéria de inovação, estando quase todas associadas a diferentes conceitos e modelos de gestão da inovação.

A Mensuração do Estágio da Inovação 

A importância da inovação no ambiente competitivo traz a necessidade de se criar mecanismos de mensuração e avaliação do nível que a mesma ocorre na organização, e com isso permitir que pesquisas possam ser conduzidas, ou que uma organização possa acompanhar o seu desempenho em relação a seus competidores e outros. 

De fato, a mensuração da inovação tem papel fundamental no aumento da competitividade e implementação da gestão da inovação nas empresas, sendo que a escolha de indicadores pertinentes possibilita as empresas compararem seu desempenho com seus concorrentes. A mensuração do estágio da inovação em uma empresa deve considerar os múltiplos aspectos da inovação. 

No processo de avaliação da cultura organizacional, destaca-se a importância em serem utilizados instrumentos de medição que determinem corretamente o quanto uma empresa é inovadora e que tais instrumentos incluam como esta é percebida internamente. Ressalta-se que a falta de uma cultura interna da inovação é o fator de bloqueio ao processo de desenvolvimento da inovação, principalmente a tecnológica. A cultura da inovação é a tradução da forma pela qual os funcionários perceberam características descritivas dos costumes e práticas da empresa. 

Os modelos de diagnóstico da inovação 

A utilização de instrumentos de avaliação da inovação deve levar em conta as particularidades de cada empresa que os utiliza. A diversidade de abordagens presentes nos diagnósticos utilizados para avaliar a capacidade e resultados das empresas em inovação, aliada a variação dos diversos modelos teóricos utilizados como bases para sua construção, provocam resultados distintos, tanto na forma de avaliar e medir a capacidade das empresas em inovar, quanto na escolha de quais ações e ferramentas da inovação devem ser priorizadas pela empresa.

Em cada diagnóstico é construído uma forma de avaliar os principais aspectos da inovação das empresas de forma diversa, utilizando bases distintas e sendo composto por questões que avaliam a inovação de uma empresa.

Modelo com doze dimensões da inovação 

Sawhney (2010) identifica um modelo com doze diferentes dimensões da inovação, que estariam associadas a maneiras distintas de uma empresa inovar. Entre estas doze dimensões, o autor apontam quatro que seriam chave:

  • Oferta – o que é oferecido pela empresa;
  • Clientes – quais são os clientes que ela atende;
  • Processo – quais são os processos da inovação que ela utiliza;
  • Presença – quais são os mercados que ela atua.

Somado a estas quatro dimensões-chave, adicionam outras oito dimensões do sistema de inovação, conforme imagem abaixo.

Imagem: Modelo com doze dimensões do radar da inovação Fonte: Adaptado de Sawhney et al. (2006)
Imagem: Modelo com doze dimensões do radar da inovação Fonte: Adaptado de Sawhney et al. (2006)

O modelo desenvolvido por Sawhney é denominado “radar de inovação” (devido a seu aspecto gráfico em forma de radar) e identifica os principais aspectos do processo de inovação de uma empresa. 

Vantagens de realizar um diagnóstico de inovação

Identificar e solucionar os pontos onde estão os problemas

Com o diagnóstico é possível identificar a raiz dos problemas e quais precisam de uma maior atenção para proporcionar o crescimento da empresa, facilitando a direção do planejamento de estratégias. 

A partir do diagnóstico e consequentemente a identificação de problemas, é possível finalmente solucioná-los.

Constatar o nível de maturidade da empresa

Todas as empresas têm um certo nível de maturidade, elas são definidas por sua solidez no mercado e capacidade de resolução de problemas internos. Com base nos resultados obtidos pelo diagnóstico organizacional, é possível determinar o nível de maturidade de uma empresa. 

Esse nível de maturidade pode agir diretamente sobre o clima organizacional, influenciando os resultados da empresa. 

Avaliar a visão empresarial 

Baseado no diagnóstico da organização inovadora, pode-se ter uma visão do desempenho da empresa, se ela está seguindo e cumprindo os objetivos estabelecidos.

Consequentemente oportuniza a organização de planos para uma ação que corresponda ao que está sendo esperado da empresa. Como podemos notar, uma coisa influencia a outra, a avaliação da visão empresarial influencia no estabelecimento dos pontos fortes e fracos. 

Estabelecer os pontos fortes e fracos da organização

É indispensável ter noção dos pontos fracos e fortes da sua empresa, tendo consciência desses pontos, é possível traçar um bom plano estratégico de inovação.

A identificação dos pontos fracos possibilita trabalhar em soluções para minimizá-lo, enquanto para pontos fortes, traçar estrategicamente meios de aprimorá-los e inová-los. Saber trabalhar bem com o que te destaca e te enfraquece pode ser o diferencial da sua empresa. 

Melhora o clima organizacional

Apesar do diagnóstico da organização inovadora ser voltado para o externo da sua organização, ele também possibilita a análise interna da organização.

Às vezes não notamos, mas muitos problemas, como de produtividade e qualidade, são gerados por um clima organizacional ruim. As consequências disso podem prejudicar severamente os resultados da empresa em múltiplos aspectos, como queda de produtividade, alto índice de erros.

Com a análise do diagnóstico, que deve ser feito regularmente, o RH tem oportunidade de executar as medidas devidas para um comportamento agradável dos colaboradores da empresa, em que eles se mostram eficientes e determinados.

Conclusão

Os diagnósticos em geral, a avaliação de sua aderência a modelos sistêmicos da gestão da inovação e a eventual inclusão, exclusão ou balanceamento de aspectos e perguntas presentes nos questionários, pode auxiliar a obter uma visão holística da capacidade das empresas em gerenciar a inovação. Isso poderia auxiliar as organizações a direcionarem seus esforços para aspectos-chaves, eventualmente contribuindo para o aumento de seu estágio de maturidade da inovação.


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