O que é Prova de Conceito de como desenvolvê-la?

Histórias de sucesso começam com boas ideias, e boas ideias são seguidas por uma Prova de Conceito. Veja como uma Prova de conceito pode facilitar o caminho para a inovação digital.

O que é uma prova de conceito (POC)?

Uma prova de conceito (Proof of concept – PoC) é um exercício em que o trabalho é focado em determinar se uma ideia pode ser transformada em realidade. O objetivo de uma POC não é buscar demanda de mercado para o conceito ou escolher a melhor forma de produzi-lo. Em vez de focar na construção ou desenvolvimento da ideia, é feito um teste para analisar se ela é viável. Além disso, permite que os envolvidos no exercício de prova de conceito explorem seu potencial financeiro.

Um POC geralmente requer tempo ou outros recursos, como tecnologias de suporte ou componentes físicos necessários. Passar por esse processo, no entanto, permite que as empresas determinem a praticidade de uma ideia antes de colocar recursos de nível de produção em uma hipótese não testada.

Às vezes também é conhecido como uma prova de princípio.

O valor de uma prova de conceito

Muitas indústrias, incluindo os setores de hardware, descoberta de medicamentos, manufatura, ciência e engenharia, usam o processo de prova de conceito para buscar ideias antes de aprová-las para testes adicionais e, eventualmente, produção em grande escala.

O desenvolvimento de um POC pode ajudar o proprietário do produto a identificar possíveis problemas técnicos e logísticos que podem interferir no sucesso. Uma organização também pode solicitar feedback interno sobre um produto ou serviço de alta qualidade, minimizando riscos desnecessários.

Como resultado, as partes interessadas podem avaliar as opções de design no início do processo de desenvolvimento. O indivíduo ou a equipe que passa pelo processo pode usar um POC bem-sucedido para convencer as partes interessadas, gerentes ou investidores de que vale a pena perseguir a ideia.

No desenvolvimento de software, por exemplo, uma prova de conceito mostraria se uma ideia é viável do ponto de vista tecnológico. Para startups, um POC demonstraria viabilidade financeira.

Prova de conceito x protótipo

Embora os termos prova de conceito e protótipo sejam usados de forma intercambiável, eles são processos destinados a produzir resultados diferentes e servir a propósitos diferentes.

O objetivo de uma prova de conceito é ajudar a decidir se a ideia é viável e garantir que funcionará como pretendido.

Em contraste, o propósito de um protótipo é testar a usabilidade, funcionalidade e design de um modelo de trabalho. Não há expectativa de que os protótipos tenham os mesmos recursos, funções, usabilidade ou estética de um produto acabado. Em vez disso, fornece às partes interessadas, como gerentes de projeto, executivos e potenciais investidores, um rascunho do produto final. Um protótipo permite que os fabricantes determinem a melhor forma de desenvolver o produto quando ele passa para a produção total de um item final pronto para o mercado.

Da mesma forma, um produto viável mínimo (Minimum Viable Product – MVP) vem após uma prova de conceito bem-sucedida. Os MVPs são versões iniciais do produto final, mas são mais refinados do que os protótipos. Clientes e usuários em potencial podem testar e fornecer feedback sobre a comercialização e usabilidade do MVP.

Vantagens de uma Prova de Conceito 

Desenvolver uma prova de conceito é uma etapa frequentemente negligenciada no desenvolvimento de uma ideia de negócio. No entanto, também é extremamente útil para as empresas e seu processo de inovação digital.

Uma prova de conceito traz muitas vantagens para um estágio inicial de desenvolvimento:

1. Mitigação de riscos

Uma prova de conceito é uma espiada no futuro. Esta informa à empresa se o projeto em questão é viável (por exemplo, em termos de tecnologia), ajuda a identificar limitações da vida real, identifica lacunas e brechas e diminui o risco associado a avançar a todo vapor em direção a um protótipo.

2. Gestão de recursos

Nos estágios iniciais da inovação digital, uma prova de conceito é uma excelente ferramenta para ajudar as empresas a entender se há recursos suficientes para construir um MVP. É também uma forma de garantir que os recursos e fundos da empresa não sejam desperdiçados com uma ideia condenada ou abaixo da média.

3. Integração do investidor

Os investidores precisam de evidências tão sólidas quanto possível antes de embarcar no financiamento. Principalmente em casos de inovação digital, conquistar aliados é uma tarefa estressante. Uma prova de conceito pode ajudar as empresas a demonstrar o ROI esperado, elaborar um plano de negócios e uma estratégia bem pensados e também selecionar o melhor software para seguir em frente.

4. Alta Administração

Mesmo dentro da empresa, uma prova de conceito para um processo de inovação digital é útil para os stakeholders, gerentes de marketing digital, CFOs e diretores financeiros. Quando os gerentes de projeto propõem uma nova ideia, é comum que a alta direção tenha expectativas de escalabilidade e, se for o caso, se ela é imediata. Com uma prova de conceito em vigor, é mais fácil gerenciar as expectativas em toda a empresa.

5. Tomada de decisões mais rápida

Uma prova de conceito, ao contrário de um protótipo ou piloto, tem as vantagens importantes de ser mais rápido de criar e menos dispendioso. Em teoria, poderia ser desenvolvido em questão de horas ou dias, não semanas ou meses. Isso permite que decisões importantes e demoradas sejam tomadas ainda na fase de proposta, e o restante da jornada rumo à inovação digital se torna mais tranquilo.

Criação e desenvolvimento de provas de conceito

Uma prova de conceito descreve uma ideia em sua totalidade. Ela narra a viabilidade potencial de uma sugestão, incluindo sua proposta de funcionalidade, praticidade, recursos e design geral.

É uma apresentação que as equipes de projeto precisam fazer antes de criar a versão final de um produto e lançá-lo para uso público e comercialização. De certa forma, é um pré-requisito de pequena escala que verifica a aplicabilidade do conceito no negócio.

Com o POC, os líderes de projeto podem assegurar aos superiores que esses programas, soluções, recursos, métodos e produtos propostos são viáveis.

Em essência, a prova de conceito ajuda os gerentes a examinar a ideia de perto, juntamente com todas as desvantagens e benefícios que essas soluções propostas podem trazer.

Como desenvolver uma prova de conceito

Abaixo estão as etapas que você pode utilizar para fazer uma prova de conceito:

Etapa 1: Realize uma extensa pesquisa

Escrever uma prova de conceito envolve pesquisa e desenvolvimento.

Procure projetos semelhantes implementados antes e familiarize-se com a forma como eles lidaram com todos os problemas que encontraram durante a fase de execução e como conseguiram concluir o projeto com sucesso.

Observe que suas referências não estão limitadas aos guias existentes.

Você também pode consultar seus clientes para um estudo aprofundado de suas necessidades e preferências para identificar quais materiais e recursos irão corresponder a eles.

Você também pode navegar por artigos acadêmicos, tutoriais e outras referências importantes para o desenvolvimento do produto.

Além disso, você pode consultar alguns especialistas em sua área e colaborar com eles, pois eles têm as habilidades e o conhecimento necessários para executar sua ideia corretamente.

Etapa 2: determinar as especificidades

Identifique quem precisa de seus produtos e por quê. Crie personas de usuário e colabore com o restante de sua equipe para identificar seus pontos problemáticos e como você pode melhorar sua ideia para atender melhor seus clientes.

Faça entrevistas com seus usuários em potencial. Você pode perguntar a eles sobre alguns detalhes para ajudá-lo a criar melhor seu produto, como expectativas e experiências negativas de produtos relacionados.

Sua equipe também pode fazer pesquisas online para que seus entrevistados possam responder às suas perguntas. Permita que eles compartilhem suas frustrações e inconveniências. Conheça-os melhor e veja o que os marca e o que não.

Etapa 3: verifique a viabilidade de sua ideia

Criar uma prova de conceito envolve determinar a viabilidade de sua proposta.

Para saber o nível de dificuldade na execução da sua ideia, tente responder as seguintes perguntas junto com sua equipe:

  • Quanto tempo levará para implementar a ideia?
  • Você precisa terceirizar alguma ferramenta ou tecnologia para executar o conceito? Se sim, quais são essas?
  • Quanto vai custar para você desenvolver o produto?
  • Se for muito caro, seria possível usar alternativas sem comprometer a qualidade do produto?
  • Sua ideia é escalável?
  • Pode gerar o lucro necessário?
  • Quais são os riscos de implementá-lo? Se houver muitos, o que você pode fazer para reduzi-lo?

Você também pode verificar alguns modelos de prova de conceito online ou criar o seu próprio e compartilhar suas respostas coletadas com executivos autorizados, stakeholders e investidores. Peça seu feedback e aplique suas sugestões, se possível.

Três regras importantes ao desenvolver uma Prova de Conceito

E enquanto uma prova de conceito é um esboço rápido de um determinado projeto, algum esforço é investido nisso. Estas são as 3 principais regras a ter em mente ao buscar uma inovação digital impecável:

  • Ágil é o caminho. O método Agile é seu melhor amigo se você quiser fazer as coisas de forma rápida, eficiente e com resultados consistentes. Agile prioriza o software que funciona e permite mudanças rápidas, em vez de um plano fixo e imutável. Assim como uma prova de conceito, abrindo caminho para a inovação digital.
  • Low code é a base. É difícil separar o desenvolvimento Agile do low code. E no caso de construir uma prova de conceito, você não deveria. É possível criar um software inteiro em low code, mas você também pode criar o esqueleto de um aplicativo muito rapidamente. Low code também torna muito mais fácil implementar mudanças e testar software. E a melhor parte? Se você começar com uma prova de conceito baseada nisso, poderá passar facilmente para a prototipagem, para o MVP e todo o caminho para o lançamento de um software funcional bem-sucedido e personalizado.
  • Os recursos certos. Embora uma prova de conceito seja o esqueleto de um projeto, uma ideia simples tem um longo caminho a percorrer antes de chegar a esse estágio. É importante encontrar os recursos certos junto com as ferramentas, desde o início, conceito, estágios. Em alguns casos, isso pode significar contar com um parceiro externo confiável para fortalecer sua equipe interna.

Conclusão

Uma prova de conceito pode ser uma ótima maneira de validar sua ideia de inicialização de forma rápida e eficiente. Também pode ajudá-lo a atrair investidores, talentos e oferecer uma vantagem competitiva. Se você está pensando em abrir uma empresa, não se esqueça de testar suas ideias com um POC primeiro.

Ter a equipe certa no lugar, definir um cronograma claro e coletar feedback ao longo do caminho ajudará você a aumentar suas chances de sucesso.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *