A economia cada vez mais competitiva exige um excelente conhecimento sobre as condições do mercado e o comportamento de compra do cliente.
A pesquisa de mercado ajuda as organizações empresariais a acompanhar as últimas tendências do mercado e obter uma vantagem competitiva. Ele ajuda as empresas a analisar novas áreas de expansão, identificar novas oportunidades de negócios, descobrir áreas problemáticas, formular estratégias de mercado, identificar as necessidades do consumidor e melhorar as atividades de vendas.
A pesquisa de mercado também ajuda as empresas a desenvolver uma tese de inovação e introduzir as inovações necessárias de tempos em tempos.
O que é uma tese de inovação?
Tendayi Viki em seu artigo na Forbes elabora sobre o que é a tese da inovação e como ela é importante para um negócio. Ao apontar que os líderes precisam fazer escolhas e tomar boas decisões, ele diz que muitos líderes que conheceu parecem estar tomando decisões aleatórias e desconexas.
Os líderes não parecem ter uma estratégia de inovação clara para ajudar a orientar sua tomada de decisão. Toda empresa precisa de uma tese de inovação para saber para onde o mundo está indo e como a empresa deve ser inovadora para responder com eficácia. É aqui que uma tese de inovação é importante e, para desenvolvê-la, Tendayi Viki diz que as empresas devem realizar o seguinte:
Análise de Portfólio: Ao iniciar a jornada de inovação, o primeiro passo, e o mais importante, é saber onde sua empresa está antes de decidir qual caminho seguir. As empresas devem revisar seu portfólio atual de produtos e serviços, e descobrir o equilíbrio em seu portfólio em termos de inovações principais, adjacentes e transformacionais. Identifique os produtos e serviços que estão ficando para trás e precisam ser retirados, as lacunas no portfólio em termos de seu negócio principal versus produtos voltados para o futuro.
Considere o ambiente de negócios: Depois de examinar sua empresa internamente, o próximo passo é olhar para o mundo externo e entender as principais tendências atuais que estão surgindo, e que provavelmente impactarão a empresa no futuro, o cenário de startups desafiador do seu negócio, as principais mudanças nos gostos e preferências dos clientes e a tecnologia mais recente. Olhar para o futuro é difícil, mas com atenção você pode perceber as tecnologias e outras tendências que podem impactar os negócios no futuro.
Uma vez que a análise esteja completa, é mais fácil desenvolver uma tese de inovação onde a empresa pode separar ideias que eles acham que vão funcionar, como essas ideias podem ser usadas para responder as mudanças atuais e assim por diante. É difícil prever o que o futuro reserva, mas a inovação deve ser desenvolvida e encarada como uma hipótese que evoluirá com o tempo. Com uma tese de inovação, as empresas podem começar a solicitar ideias da equipe. As novas ideias podem ser avaliadas e usadas para tomar decisões de investimento. Não se trata de fazer muitos investimentos, mas de fazer o investimento certo.
Como incentivar a inovação dentro da empresa?
Os funcionários de uma organização são uma fonte importante na geração de ideias inovadoras. Além disso, parceiros de negócios, contatos e fornecedores também podem fornecer contribuições valiosas para o desenvolvimento de estratégias inovadoras e oferecer suporte e incentivo. Para maximizar esses recursos, garanta a criação de um ambiente inovador e incentive o pensamento criativo. Você pode promover a inovação das seguintes maneiras.
- Certifique-se de criar uma atmosfera em que as pessoas se sintam livres para expressar suas ideias sem temer críticas.
- Implemente processos e eventos que ajudem a capturar ideias inovadoras. Você pode considerar manter caixas de sugestões no local de trabalho, organizar workshops ou até mesmo passar dias fora do local de trabalho para debater ideias.
- Incentive a franqueza entre os membros da equipe e certifique-se de que todas as boas ideias e conhecimentos sejam compartilhados entre eles.
- Persuadir as pessoas em todos os níveis da empresa a compartilhar a responsabilidade de introduzir a inovação. Isso criará um senso de envolvimento nos membros da equipe, que sentirão que suas ideias também são importantes.
- Incentive a experimentação e a tomada de riscos. Certifique-se de não punir as pessoas que experimentam novas ideias que às vezes podem falhar.
- Dê incentivos aos funcionários que são inovadores e comemore seu sucesso. Isso incentivará sua equipe a pensar criativamente.
- Recrute funcionários que sejam imaginativos e criativos. É importante entender que as pessoas inovadoras nem sempre são aqueles com uma lista impressionante de credenciais.
A tese da inovação e a implementação da inovação devem ser uma alavanca estratégica para a mudança e devem estar no centro de todas as organizações. A inovação pode levar muito tempo no planejamento e também envolver investimento nos recursos necessários.
Para liderar a inovação, a empresa deve ter clareza sobre como planeja usar a inovação. A pesquisa é vital para estudar o mercado, a concorrência e os dados coletados por meio de entrevistas com clientes, pesquisas de opinião, sessões de grupos focais e fóruns de consumidores podem ser transcritos e mantidos para fácil acesso e uso com o suporte de agências profissionais de transcrição digital.
Como criar uma tese de inovação?
A concepção de uma tese de inovação envolve quatro etapas gerais, que podem ser realizadas em um único dia com os stakeholders e uma pessoa treinada.
1. Mapeie o atual “modelo de missão” da organização
A abordagem da organização para satisfazer clientes e parceiros
As várias maneiras de fazê-lo (por exemplo, capacidades, produtos, serviços)
Os líderes seniores, usuários finais, especialistas no assunto, sabotadores e facilitadores cuja adesão e suporte são necessários para ver os resultados (por exemplo, jurídico, contratos, política, TI, segurança)
2. Mapeie as principais tendências e consequentes forças que afetam a missão da organização. Por exemplo:
- Tecnologia emergente
- Previsões de orçamento
- Desenvolvimento de políticas
- Mudanças políticas
- Disponibilidade dos principais recursos
3. Identifique as lacunas ou desalinhamento entre 1 e 2
4. Considere a melhor forma de preenchê-los, alterando o modelo de missão (em teoria) e quais inovações devem ser realizadas para fazê-lo (na prática)
Conclusão
Ao seguir as etapas descritas no artigo é possível criar um documento para comunicar a direção e orientação da liderança sênior para o resto da organização e seus parceiros. Não precisa ser algo muito rebuscado e elaborado, pois deve ser compreendido por todos da empresa. É importante transmitir a ideia clara de que o mundo está mudando e como a organização pretende aproveitar o momento.
A tese de inovação deve servir como direcionamento estratégico para a operação da inovação. Ou seja, com a sua correta estruturação, é possível garantir maior assertividade na priorização de soluções/projetos e avaliação de quais seguirão para execução seguindo os critérios estabelecidos pelos comitês.
Ao certificar-se que a tese de inovação é aderente estrategicamente, é o momento de começar a ouvir os colaboradores por meio de programas de ideias levando em conta os temas e desafios priorizados pelo comitê de inovação, bem como derivar as melhores ideias em experimentos ou conduzir chamadas de inovação aberta para trocar inovações com o ecossistema.
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