Six Sigma é uma metodologia comprovada e aceita pela indústria usada para melhoria de processos de negócios. Essa metodologia ajuda uma organização a alcançar um desempenho superior e maior lucratividade, e é muito eficaz para negócios baseados em serviços, bem como aqueles relacionados a produtos e são certificáveis pelos six sigma belts.
O programa Seis Sigma aplica vários conjuntos de habilidades especializadas para agilizar as operações, incluindo análise de processos, medição estatística e facilitação de grupo.
O que é Six Sigma?
Six Sigma (ou Seis Sigma) é uma abordagem bem estabelecida que busca identificar e eliminar defeitos, erros ou falhas em processos, ou sistemas de negócios, concentrando-se nas características de desempenho do processo que são de importância crítica para os clientes.
Desde sua criação na Motorola em meados da década de 1980, o programa Six Sigma tem crescido a passos largos em todo o mundo. Na época de sua concepção, foi concebido como um programa de melhoria de qualidade que buscava entregar uma qualidade quase perfeita (3,4 defeitos por milhão de oportunidades) para a Motorola através do uso do DMAIC (Define-Measure-Analyse-Improve-Control), estratégia de melhoria aliada à implantação de um conjunto estruturado de ferramentas da qualidade.
Empresas em todo o mundo estão enfrentando hoje as duras realidades de um ambiente competitivo. Não há tempo para esperar e provocar mudanças evolutivas dentro das organizações. Em vez disso, estão instituindo mudanças revolucionárias destinadas a ter impacto dentro de um prazo muito curto.
O Six Sigma pode provar ser uma estratégia poderosa para as empresas competirem globalmente com base na qualidade dos produtos e serviços prestados aos seus clientes.
A Metodologia
A metodologia Six Sigma DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar) pode ser pensada como um roteiro para solução de problemas e melhoria de produto/processo. A maioria das empresas começa a implementar o Seis Sigma usando a metodologia DMAIC e, posteriormente, adiciona as metodologias DFSS (Design for Six Sigma, também conhecido como DMADV ou IDDOV) quando a cultura organizacional e o nível de experiência permitem.
Embora a metodologia DMAIC apresentada abaixo possa parecer linear e explicitamente definida, deve-se notar que uma abordagem iterativa pode ser necessária – especialmente para Black Belts e Green Belts que são novos nas ferramentas e técnicas que compõem o DMAIC. Por exemplo, você pode descobrir que, ao analisar seus dados (fase de análise), não coletou dados suficientes para isolar a causa raiz do problema.
Neste ponto, você pode iterar de volta para a fase Medir. Além disso, o conhecimento prévio das ferramentas e técnicas é necessário para determinar quais ferramentas são úteis em cada fase. Lembre-se, a aplicação adequada das ferramentas torna-se mais crítica para a eficácia do que para a correção, e você não precisa usar todas as ferramentas o tempo todo.
Six Sigma x Lean Six Sigma
Six Sigma e Lean Six Sigma são estratégias intimamente relacionadas que se esforçam para resolver problemas de processo. Eles ajudam as empresas a fazer melhorias substanciais em eficiência, qualidade e uso do tempo examinando seus processos funcionais. Empregando as fases DMAIC, ambas as metodologias ajudam a criar uma cultura de trabalho de resolução de problemas.
Enquanto o Seis Sigma está focado em minimizar os defeitos e a variabilidade do processo para melhorar a produção e a qualidade do processo, o Lean Seis Sigma se concentra na redução/eliminação de defeitos e no desperdício de recursos para aprimorar o fluxo de trabalho e produzir mais valor para os clientes.
Portanto, o Lean Six Sigma é ideal para empresas que aspiram simplificar seus processos e entregar valor final para o cliente. O método DMAIC fornece um roteiro claro, enquanto o pensamento em fases serve como uma ferramenta valiosa. Por outro lado, a metodologia tradicional Seis Sigma se concentra apenas na prevenção de defeitos.
O que é a Certificação Six Sigma?
Six Sigma é um programa de certificação destinado a educar indivíduos no processo de análise de processos e resultados na busca pela redução de desperdícios e defeitos. O processo de certificação envolve vários níveis, desde um usuário final primário até um usuário mestre do Seis Sigma.
Seis Sigma é um conjunto de ferramentas e técnicas utilizadas pelas empresas para melhorar os processos de produção, eliminar defeitos e garantir a qualidade.
Six Sigma Belts
Os profissionais que obtêm a certificação Six Sigma tornam-se os principais interessados na melhoria da qualidade das operações dentro de suas organizações. Eles se esforçam para eliminar a variação nas operações de fabricação e negócios implementando processos padrão e estabelecendo métricas que minimizam o potencial de defeitos.
Níveis dos Six Sigma Belts
Muitas das organizações líderes de hoje sintetizam as práticas de padronização Seis Sigma com métodos de manufatura Lean que reduzem o desperdício para tornar suas organizações o mais eficientes possível.
Mas o que significam os níveis do Six Sigma Belts? Essas certificações indicam os papéis que os indivíduos estão qualificados para desempenhar na conclusão de projetos e na promoção de práticas de gestão da qualidade. Um programa de certificação lean seis sigma prepara os profissionais para serem participantes ativos na otimização da cultura de sua empresa e evitar o tempo de inatividade.
Conheça cada um dos rankings para que você possa desenvolver habilidades que ajudarão sua empresa a funcionar com mais facilidade e avançar em sua carreira.
O que são os Six Sigma Belts?
Esses são os Six Sigma Betls e os Níveis de Certificação que você pode alcançar:
Six Sigma White Belt – A certificação White Belt demonstra um nível introdutório de conhecimento aos conceitos fundamentais do Six Sigma.
Six Sigma Yellow Belt – A certificação Yellow Belt indica que você aprendeu as especificidades de como o Seis Sigma funciona, como suas disciplinas são aplicadas ao local de trabalho e onde melhor concentrar seu tempo enquanto aprende o processo.
Six Sigma Green Belt – a certificação Green Belt tem como foco a análise avançada e a resolução de problemas relacionados a projetos de melhoria da qualidade. Green Belts lideram e gerenciam projetos, enquanto fornecem suporte a Six Sigma Black Belts.
Six Sigma Black Belt – a certificação Black Belt significa que você é um especialista em filosofias e princípios Six Sigma. Black Belts são conhecidos como agentes de mudança dentro de uma organização que lideram equipes de projeto.
Six Sigma Master Black Belt – Um Master Black Belt representa o topo da estrutura de realização Lean Six Sigma. Eles têm uma vasta experiência e são líderes em seus campos.
Champion Six Sigma
O primeiro nível da certificação Seis Sigma é chamado de Champion. Um champion não é um belt, por si só, mas é uma função crítica em um projeto ou organização Seis Sigma. A principal função do Champion é garantir que os projetos operacionais estejam alinhados com os objetivos de negócios de nível estratégico.
Um champion é um gerente de nível superior que lidera a estratégia e a implantação do LSS. Com base nos objetivos estabelecidos pela liderança executiva, os champions garantem que todas as iniciativas para reduzir o desperdício e remover defeitos estejam alinhadas com as necessidades de crescimento de uma empresa. Auxiliados por Master Black Belts, esses gerentes orientam os líderes envolvidos na implementação do LSS e acompanham seu progresso.
Certificação Six Sigma White Belt
Este é o primeiro nível do processo de Certificação Seis Sigma. Você começa no nível básico, resolvendo problemas em nível local. Os White Belts se conectarão com indivíduos de nível superior, como aqueles profissionais com Green Belt ou Black Belt para resolver cada problema. O objetivo de um White Belt é entender os conceitos fundamentais do Seis Sigma.
Certificação Yellow Belt
Yellow Belt para Seis Sigma é onde você entra nas especificidades de como o Seis Sigma funciona, o que é, como as disciplinas podem ser aplicadas ao local de trabalho e onde melhor concentrar seu tempo enquanto aprende o processo. Um profissional Yellow Belt é bem versado nos fundamentos do Lean Six Sigma, que inclui todos os aspectos das fases do D-M-C. Assim, recomendamos que os alunos entrem em uma turma para receber as orientações necessárias. Yellow Belt Lean Six Sigma é onde a diversão está apenas começando para eliminar defeitos de dentro dos sistemas corporativos.
Certificação Green Belt
Um Six Sigma Green Belt suporta um Six Sigma Black Belt analisando e resolvendo problemas de qualidade e está envolvido em projetos de melhoria de qualidade. Os Green Belts também auxiliam na revisão de dados e sugestões enviados por belts de nível inferior. Há momentos em que os Green Belts terão experiência suficiente para liderar e gerenciar um projeto próprio. Tudo depende do seu nível de experiência em um campo específico. Os Green Belts são conhecidos como os “burros de carga” de um negócio.
Aqueles com um Green Belt poderão aplicar ferramentas aprendidas, como definir, medir, analisar, melhorar e controlar os problemas do trabalho diário. Eles também poderão ajudar os Black Belts em equipes Six Sigma e projetos de equipe para fornecer melhorias mensuráveis para a empresa.
Os candidatos que possuem um conhecimento profundo dos métodos e procedimentos Seis Sigma no nível Green Belt têm uma vantagem distinta na busca de uma carreira. Os gerentes de contratação buscam candidatos com o conhecimento e a experiência que os Green Belts possuem.
Certificação Black Belt
Um Six Sigma Black Belt entende as filosofias e princípios do Six Sigma, incluindo os sistemas e ferramentas de suporte. Essa pessoa demonstra liderança de equipe e entende todos os aspectos do modelo DMAIC, de acordo com os princípios Six Sigma.
Black Belts são conhecidos como agentes de mudança dentro de uma organização. Eles têm uma compreensão profunda da dinâmica da equipe e lidam com a atribuição de funções e responsabilidades aos membros da equipe. Na maioria das vezes, esses membros da equipe são Green Belts. O objetivo de um Black Belt é melhorar a qualidade geral e a lucratividade.
Six Sigma Master Black Belt
Master Black Belts são o topo da cadeia alimentar para especialistas no assunto Lean Six Sigma / Black Belt Six Sigma no campo de estudo.
Os requisitos de Master Black Belt (MBB) para indivíduos são pelo menos cinco anos como Black Belt Six Sigma (BBSS) ou experiência em um mínimo de 10 projetos BBSS ao longo de sua experiência como profissional. O mencionado acima é o que você deve enviar para revisão de portfólio e aceitação como estudante do MBB.
Depois de entender completamente os níveis do Seis Sigma, obter a certificação e progredir nos níveis pode ser difícil, mas recompensador. Empresas de todo o mundo reconhecem a certificação Seis Sigma como prova de que um indivíduo possui o conhecimento e o treinamento para aprimorar, reduzir ou eliminar custos desnecessários e simplificar os processos de negócios que ajudam a impulsionar o crescimento futuro.
Os gerentes de contratação buscam o conhecimento e as habilidades oferecidas por um profissional certificado em Seis Sigma, a fim de melhorar as metas de negócios, aumentar a lucratividade e a eficiência geral. Ao receber a Certificação Seis Sigma, você terá as ferramentas necessárias para prosperar em muitas posições. Você terá um conhecimento direto de como reduzir custos, aumentar a receita, agilizar os processos de negócios e melhorar a adesão dos funcionários.
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