O Business Model Canvas é uma importante ferramenta para operacionalização da estratégia de negócios. Este modelo é usado para minimizar os problemas que os empreendedores têm para traduzir ideias e objetivos em ações com alto desempenho.
Origem: O surgimento dos modelos de negócios
Em meados da década de 90, a pesquisa em modelos de negócios surgiu como um campo próprio de estudo alternativo às abordagens de gestão mais tradicionais. Os modelos de negócios têm sido utilizados com foco em gestão de tecnologia e inovação, estratégia, sustentabilidade ambiental e empreendedorismo social.
O papel de um modelo de negócios é capturar, visualizar, entender e comunicar a lógica de negócios. O interesse em pesquisar modelos de negócios começou a crescer na segunda metade da década de 1990.
Alexander Osterwalder, baseado em seu trabalho anterior sobre ontologia de modelos de negócios, propôs um modelo de gestão estratégica denominado Business Model Canvas (BMC) em 2010.
A tela (canvas) do modelo de negócios descreve nove componentes essenciais de um negócio em que o layout geral descreve como essas peças se encaixam. Desde sua introdução, o modelo e sua ideia se espalharam rapidamente por todo o mundo e empresas líderes como P&G e Nestlé começaram a usar o canvas para criar novas estratégias. O BMC ajudou essas empresas a mudar para o pensamento do modelo de negócios ao invés do pensamento centrado no produto.
Conceitos de modelos de negócio
O conceito de modelo de negócio tem um enorme poder prático, e oferece aos gestores uma maneira coerente de considerar suas opções em ambientes incertos, rápidos e imprevisíveis. Para ser útil, uma estrutura de modelo de negócios deve ser razoavelmente simples, lógica, mensurável, abrangente e operacionalmente significativa (Osterwalder 2005).
De acordo com Chesbrough (2007), um modelo de negócios tem as seguintes funções:
- articula a proposta de valor e explica o valor criado para os clientes pela oferta
- identifica os segmentos de mercado
- apresenta para quem a oferta é útil e para qual finalidade
- define a estrutura da cadeia de valor exigida pela empresa para criar e distribuir a oferta
- determina os ativos complementares necessários para sustentar a posição da empresa nessa cadeia
- especifica o mecanismo de geração de receita para a empresa
- estima a estrutura de custos
- potencial de lucro na produção da oferta
Osterwalder e Pigneur (2014) explicam que um modelo de negócios descreve a lógica e a infraestrutura de como uma organização cria, entrega e captura valor. Alternativamente, outros enfatizam que as características mais importantes dos modelos de negócios são descrições do uso de recursos, capacidades ou a proposta de valor da empresa (Jones 2016).
Um modelo de negócio é uma representação abstrata do valor que um negócio fornece para gerar receita. Uma das ferramentas de modelagem de negócios mais populares é o BMC, que fornece uma estrutura e um conjunto de princípios orientadores para o desenvolvimento e redesenvolvimento de um modelo de negócios.
A natureza genérica do BMC permite sua implantação em uma ampla variedade de mercados e sua abordagem visual de uma página para modelagem de negócios o torna acessível a uma grande variedade de pessoas.
O que é Business Model Canvas?
Business Model Canvas é uma ferramenta que empreendedores usam para mapear os principais atores, atividades e recursos de um negócio ou produto, a proposta de valor para relacionamentos com clientes, canais envolvidos e questões financeiras. Ele fornece uma visão geral para ajudar a identificar os requisitos para entregar o produto ou serviço.
Alexander Osterwalder criou o Business Model Canvas com base na experiência prática de empreendedores de todo o mundo. Esta ferramenta é utilizado nas empresas mais ativas da atualidade, mas principalmente em empresas jovens, que entram na fase de busca de um modelo de negócios escalável, rentável e repetível. Permite delinear e verificar rapidamente os aspectos mais importantes dos modelos.
Segundo Alexander Osterwalder e Yves Pigneur, o modelo de negócio é composto por nove elementos básicos que se enquadram na lógica do processo de ganhar dinheiro da empresa. Esses nove elementos tocam quatro áreas centrais da atividade empresarial, ou seja, clientes, ofertas, infraestrutura e posição financeira adequada. O modelo de negócio é, de certa forma, um esboço da estratégia a ser implementada dentro das estruturas, processos e sistemas de uma organização.
O BMC consiste em nove blocos de construção apresentados em um modelo de tela (canvas) de uma página. Os três blocos do lado esquerdo da tela estão associados a processos internos e eficiência: recursos-chave, atividades-chave e parcerias-chave. Os três blocos no lado direito da tela estão associados a clientes e valor: segmentos de clientes, canais e relacionamentos com clientes. A proposta de valor está no centro e as estruturas de custo e receita são apresentadas na parte inferior do modelo de tela.
Os Blocos do Business Model Canvas
O Business Model Canvas está estruturado em nove blocos que abrangem os principais componentes da criação de um novo produto ou serviço. A tela do modelo de negócios cria um processo claro para o desenvolvimento de novos negócios e fornece estruturas que levam a novas soluções inovadoras.
Segmento de clientes
Este é um dos componentes mais importantes. Você tem que conhecer as pessoas que você está atendendo para que seu negócio se torne um sucesso. Aqui, você descobre para quem deseja vender e o que os levaria a comprar de você. Portanto, você precisa descobrir as especificidades, como onde os clientes moram, seus hábitos sociais, idade e sexo, entre outros detalhes. Essas informações estão abertas a alterações após testar e vender seu produto. Responda a pergunta: Para quem você entrega valor?
Oferta de valor
As ofertas de valor geralmente estão no meio de um business model canvas. Inclui os produtos ou serviços que sua empresa oferecerá aos clientes e como ela se diferencia de seus concorrentes. Responda a pergunta: Quais problemas e necessidades você pode resolver com seu produto ou serviço?
Canais
Esse componente é composto pelo que você usa para entregar os produtos da sua empresa ao comprador. Portanto, você precisa decidir quais pontos de venda são ideais para o seu negócio. Antigamente esse componente seria composto apenas por canais físicos. No entanto, atualmente, você pode ter canais físicos e na internet ou móveis, pois sua empresa precisa ter uma presença online. Responda a pergunta: Quais são os canais ideais para atingir seus segmentos de clientes?
Relacionamento
Neste segmento, você discute como sua empresa pretende obter clientes. Como você conhecerá seus clientes e os fará crescer. As relações com os clientes dependem dos segmentos de clientes e dos canais que você planeja usar. Por exemplo, se você estiver usando um site, precisa descobrir como fará com que os clientes visitem o site. Responda a pergunta: Qual tipo de interação se adequa melhor a cada segmento de cliente e quanto custa?
Fontes de renda
Os fluxos de receita referem-se a como você ganhará dinheiro com sua proposta de valor (o que você está oferecendo a seus clientes e como ela difere de seus concorrentes). Você tem que se fazer perguntas como: qual é o valor pelo qual seus clientes estão pagando? Como pretende captar o referido valor? Pode ser através de vendas diretas, freemium, assinatura ou modelos de licenciamento. Tudo depende do tipo de negócio. Algumas empresas aplicam mais de um modelo de receita.
Atividades-chave
Essas são as coisas mais importantes com as quais você deve lidar para tornar seu modelo de negócios eficiente. São atividades obrigatórias nas quais você precisa ser profissional para que você e sua empresa tenham sucesso. Por exemplo, se você é uma empresa de manufatura, sua atividade principal é a manufatura de produtos. Sua empresa pode incluir mais de uma atividade-chave, dependendo do tipo de negócio. As atividades-chave abrangem todas as coisas que você precisa realizar para fazer seu negócio funcionar. Essas atividades, por sua vez, incluem recrutamento, publicidade etc. Responda a pergunta: O que você precisa implementar para sua empresa entregar valor aos seus clientes?
Recursos-chave
Esta seção consiste em todos os recursos necessários para o sucesso do seu negócio. Os recursos podem incluir matérias-primas, mão de obra e recursos financeiros. O componente deve incluir todos os recursos sem os quais o negócio falharia. Certifique-se de dividi-los nos mais importantes, como e onde você os obterá. Responda a pergunta: Quais recursos suas propostas de negócios não podem prescindir?
Parcerias-chave
Estas são as pessoas ou empresas que vão ajudá-lo com o seu negócio. Observe que você pessoalmente não pode lidar com todos os aspectos do seu negócio. Portanto, você pode precisar de alguma ajuda de diferentes partes aqui e ali. Exemplos de parceiros-chave são fornecedores e compradores. Ao determinar os principais parceiros é necessário descobrir o que precisa deles. Talvez você não precise formar parcerias no início do seu negócio. No entanto, quanto mais o seu negócio cresce, maior a necessidade de parceiros. Responda a pergunta: Quais stakeholders externos podem contribuir para o seu negócio?
Estrutura de custos
A estrutura de custos consiste na quantidade de dinheiro que você precisa para manter seu negócio vivo. Aqui, há vários fatores a serem considerados. Eles incluem o custo de fornecimento de materiais, fabricação de produtos, mão de obra, aluguel, eletricidade, equipamentos e máquinas, bem como transporte. Você tem que ter certeza de levar em conta todos os custos. Você tem que dividi-los entre os mais importantes e os mais caros. Você também deseja considerar o custo das principais parcerias e outras atividades. Você também pode realizar algumas tarefas e responder sobre questões vitais, custos e variáveis. Apenas certifique-se de incluir tudo o que você pagará nesta seção. Responda a pergunta: O que você está pagando e quais custos são mais importantes em seu modelo de negócios?
Conclusão
A plasticidade, flexibilidade e inteligibilidade do BMC, mesmo para empreendedores sem conhecimento acadêmico em gestão, justificam sua popularidade em relação aos modelos mais antigos, que era muito comum há alguns anos. O BMC permite melhorar a tomada de decisão devido à sua capacidade de refletir a arquitetura da empresa para tomar decisões e cumprir o propósito específico de criação de valor.
O BMC é considerado uma ferramenta muito útil e um fator emergente de sucesso, pois traz oportunidades reais para o desenvolvimento de negócios incubados nascentes. Em suma, pesquisas mostram que o uso do BMC traz oportunidades reais para o desenvolvimento de negócios sugerindo a adequação deste modelo às startups devido à sua flexibilidade, facilidade de uso, capacidade de gerenciar a inovação, comunicar e compartilhar a lógica de negócios.
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